Candeias: Criança de 7 anos morre vítima de dengue hemorrágica
No último domingo, 08, uma criança deu entrada na emergência Luís Viana Filho em Candeias, região metropolitana de Salvador apresentando manchas no corpo, febre e dores. Foi medicada e retornou para sua casa. Não havendo melhoras do diagnóstico foi conduzida a um hospital particular em Salvador onde veio a óbito.
Na tarde desta quinta-feira, 12, foi confirmado a causa do óbito da criança, Lorrane. Era candeense, moradora do BAIRRO SÃO FRANCISCO, 7 anos de idade: Dengue hemorrágica. Salienta-se que já é o 30º caso com morte na Bahia.
A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Os moradores da cidade solicitam de mais ações da prefeitura e câmara de combate ao mosquito da dengue. Além de abrir uma sindicância para investigar o médico que não diagnosticou a dengue hemorrágica da pequena garota. Nossas condolências aos familiares e amigos.
FIQUE SABENDO!
Existem quatro tipos de vírus causador da dengue com quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os demais.
Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas da própria altura.
No continente americano, a primeira epidemia de dengue hemorrágica aconteceu em Cuba, em 1981. No Brasil os casos de dengue hemorrágica eram raros até o ano 2000, quando chegou ao país o vírus da dengue tipo 3. Isso aumentou o número de casos, pois iniciou a infecção em pessoas que já tinham sido acometidas pelo vírus 1 e/ou 2.
causas
A transmissão da dengue ocorre através da picada do mosquito Aedes que, após um período de 10 a 14 dias após ter sido contaminado ao alimentar-se de sangue humano com o vírus da dengue, pode transportar o respectivo vírus durante toda a sua vida. A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa.
Sérgio Maurício