Candeias participa de campanha nacional de vacinação contra o sarampo

A prefeitura de Candeias deu inicio nesta segunda-feira, 7, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A Proteger Vacina e todas as unidades do município, que contém sala de vacina, possuem a vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A prioridade da campanha seletiva inicialmente é o grupo das crianças de seis meses a menores de cinco anos, não vacinadas, por se tratar do público mais suscetível à doença e suas complicações.

Por conta do surto de sarampo no país o Ministério da Saúde está realizando a vacina em crianças de 6 a 11 meses de idade, a chamada dose zero. Crianças que tomarem a dose zero deverão dá continuidade ao esquema vacinal aos 12 meses e aos 15 meses.

Quem deve se vacinar?

Dose Zero: Devido aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 06 meses a menores de 04 anos devem receber a DOSE EXTRA.

Primeira Dose: Crianças que completarem 12 meses.

Segunda Dose: aos 15 meses de idades.

Se você tem entre 01 e 29 anos e recebeu apenas 01 dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.

Profissional de saúde: Independente da idade deverá manter cartão atualizado, comprovando duas doses da vacina com o componente SARAMPO

Sarampo

O sarampo uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *