INSS: Quem tem direito a revisão da vida toda?
INSS: Quem tem direito a revisão da vida toda? Se você tem acompanhado as últimas notícias já deve ter ouvido falar sobre a Revisão da Vida Toda, não é mesmo? Mas, o que é essa revisão e por que ela é tão importante?
Toda essa discussão e debate se deve a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, que votou pelo reconhecimento do direito de aposentados e pensionistas do INSS terem incluídos no cálculo dos seus benefícios todas as suas contribuições, e não apenas aquelas realizadas a partir de julho de 1994.
Essa é uma importante decisão que poderá fazer uma grande diferença no valor dos benefícios de muitos aposentados e pensionistas. Mas, ela não se dará de forma automática.
Por isso, criamos esse material completo, onde vamos explicar tudo sobre a revisão da vida toda, como ela funciona, quem tem direito e o que fazer para não ter prejuízos no seu benefício.
Confira!
O que é a Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda é um tipo de revisão que tem como objetivo possibilitar aos aposentados e pensionistas incluir no cálculo do seu benefício todas as contribuições realizadas ao longo da vida laboral e não apenas aquelas feitas a partir de julho de 1994.
Mas por que 07/1994? Foi nesta data que começou a valer o Plano Real. E, desde 1999, a lei passou a determinar que o cálculo do valor dos benefícios seria computado considerando somente os salários de contribuição existentes a partir desta data. Desta forma, não eram incluídos nesse cálculo as contribuições mais antigas em outras moedas como o cruzado ou cruzeiro.
O grande porém dessa forma de cálculo é que muitos trabalhadores tiveram as suas maiores contribuições antes de 1994, mas não puderam utilizar esses valores no cálculo do seu benefício.
Desse modo, com a possibilidade de realizar essa revisão, o salário de benefício de aposentados e pensionistas poderá aumentar consideravelmente. Vamos explicar melhor sobre o cálculo no tópico “Prazo para solicitar o pedido de revisão”,
A decisão do STJ sobre essa revisão
O STJ votou por unanimidade, em dezembro de 2019, que os segurados e pensionistas do INSS têm direito a escolher o sistema de cálculo mais favorável em seu caso. Seja considerando todos os salários de contribuição de toda vida laboral, seja considerando apenas os salários de contribuição existentes de 07/1994 em diante.
Desta forma, através de ação judicial, será permitido o recálculo de aposentadorias e pensões utilizando todos os salários de contribuição anteriores a julho de 1994. A correção desses valores foi permitida pelo STJ.
Mas, é preciso ficar atento. Essa decisão não é definitiva e pode ser contestada pelo INSS no Supremo Tribunal Federal. A Advocacia Geral da União, AGU, já informou que pretende recorrer da decisão.
Por isso, a indicação é de que, se você acredita ter direito a essa revisão, busque um especialista para analisar o seu caso.