Candeias: Loja de eletrodomésticos é flagrada aberta após decreto; supermercados e farmácias estão abertas

Loja de eletrodomésticos desrespeita decreto e abre as portas

A loja de eletrodomésticos G Barbosa, localizada no Triângulo, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, foi flagrada aberta na manhã deste sábado (21), pela nossa reportagem, com a venda de produtos alimentícios na tentativa de burlar a fiscalização. Os estabelecimentos comerciais estão fechados após a publicação do decreto municipal que proíbe o funcionamento por até 30 dias para evitar o avanço do coronavírus.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está pelas ruas da cidade para alertar a população para evitar aglomerações em uma tentativa de conter o avanço da doença no estado. O alerta é emitido por uma viatura com alto-falantes com uma mensagem pedindo que as pessoas fiquem em casa.

Fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) também estão nas ruas da cidade e na Central de Abastecimento para acompanhar o cumprimento do decreto.

No decreto publicado nesta sexta-feira (20), pela Prefeitura de Candeias foi determinado o fechamento de estabelecimentos comerciais, academias, agências lotéricas, bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e casas de shows e clínicas de saúde privada. A medida preventiva já vale a partir deste sábado (21) e válida por 30 dias para conter o avanço do coronavírus. (ACESSE O DECRETO)

Segundo a presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Candeias (CDL/Candeias), Paula França, a medida é necessária para ajudar no combate a doença e que os comerciantes devem colaborar com a ação.

O descumprimento das medidas divulgadas pela Prefeitura vai acarretar em infração, com penalidades e sanções e em caso mais grave em cassação de licença de funcionamento e sanitária.

Apenas farmácias, supermercados, mercearias, padarias, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, funerárias, serviços de urgência e emergência, emergências veterinárias e laboratórios foram excluídas do decreto. Na nova determinação, os restaurantes, lanchonetes e pizzarias poderão funcionar apenas com o serviço de entrega (delivery).

A Central de Abastecimento funcionará apenas para a venda de produtos alimentícios. O horário de funcionamento não foi alterado.

O decreto determinou também a suspensão por prazo indeterminado as consultas eletivas na Clínica da Mulher, Policlínica, CAPS e Clínica de Reabilitação.

Até este sábado, o município não registrou caso suspeito de coronavírus.

Por Uilson Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *