Candeias: Coronavírus, Sete casos já confirmados de Covid-19; contaminação comunitária.

 Dois novos casos de Covid-19 são confirmados; Contaminação local.

Na tarde deste sábado (25) dois novos casos de Covid-19 foram confirmados, em novo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Candeias, região metropolitana de Salvador. Os detalhes sobre os pacientes não foram informados. Eles estão em isolamento domiciliar.

Segundo a Prefeitura, os casos são por transmissão comunitária, ou seja, são casos de transmissão do vírus entre a população – um paciente infectado que não esteve nos países ou estados, cidades com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou.

Médicos infectologistas esclarecem que a contaminação comunitária eleva o estágio da doença. Significa que não é mais possível identificar a origem da contaminação.

Com isso, a preocupação se volta em reduzir ao máximo o número de contato entre as pessoas, para minimazar a progressão do contágio:

— Quando se tem uma doença, a transmissão tem um número “x” de acometidos. Esse vírus tem alta taxa de ataque, porque cada pessoa infectada contamina outras três, o que coloca em risco a população mais suscetível.

arte dc corona

De acordo com os especialistas, outro problema que agrava a disseminação, é que o Covid-19 é uma doença considerada assintomática, ou seja, ela aparece como um simples resfriado para as pessoas que não fazem parte dos grupos de risco, que são pessoas idosas, com doenças respiratórias crônicas e de baixa imunidade.

— Se as pessoas se contaminam e têm contato com a população mais suscetível, o quadro de saúde desses pacientes se agrava. E se essas pessoas precisarem ocupar as unidades de saúde, onde há um número restrito para atendimento e costumeiramente filas para atendimento, teremos sérios problemas de controle — avalia.

Os infectologistos ainda comentam que, como qualquer outra epidemia, óbitos são esperados e vão ocorrer, motivo pelo qual sugere que todas as orientações de prevenção sejam seguidas pela população:

— Não é momento para relações sociais, mas de colaboração e solidariedade. É hora de deixar o egoísmo de lado e pensar que existem grupos com baixa imunidade e, também, grupos com baixa aquisição. É hora de auxiliar uns aos outros.

Cuidados e orientações

A prefeitura alerta sobre a situação de emergência decretada pelo prefeito Pitágoras Ibiapina e reforça para que a população permaneça em sua residência seguindo recomendação do decreto para evitar transmissão do coronavírus.

Médicos infectologistas  ressaltam entre os cuidados, a colaboração das pessoas. Segundo os especialistas, “se a gestão toma medidas, elas precisam ser seguidas” rigorosamente. Eles ainda citam outros cuidados:

— Evitar aglomerações. Não é hora para relações sociais.

— Ficar em casa, sem visitas.

— Seguir a etiqueta da tosse e do espirro: colocar o braço na frente, ao invés das mãos.

— Seguir as medidas básicas de higiene, com limpeza de mãos.

— Não espalhar falsas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *