Candeias: Secretaria de Saúde anuncia medidas para prevenção e contenção do Coronavírus
Secretária de saúde anuncia medidas de proteção e enfrentamento ao Coronavírus
Na tarde desta segunda-feira (11) a secretária de saúde, Soraia Cabral, via redes sociais da prefeitura, anunciou medidas de prevenção e contenção ao Covid-19. As ações já em processo de contrato, ponderou Cabral.
Iniciativas de Enfrentamento ao novo Coronavírus:
Contrato de Hospital de Campanha que será no ginásio de esportes da cidade; Medidas de prevenção de barreiras sanitárias nas três entradas do município: Polícia Rodoviária, Hospital Medicina Humana e na Biodísel todos com os atomizadores costais, com medidor de temperatura; Nesta segunda,11, está sendo instalada pias em pontos estratégicos para higienização das mãos das pessoas; Aquisição de testes rápidos que estão sendo realizados no Centro de Enfrentamento ao Covid-19 através de encaminhamentos médicos realizados nas unidades de saúde do município; Central Covid será entregue até a quarta-feira (13), entretanto a população não está desassistida pois havendo necessidade poderão recorrer ao Hospital Ouro Negro ou Posto Médico que encontrarão respiradores; Foram adquiridos 8 respiradores pela gestão e já estão no município; Na central terá um médico 24 horas que avaliará o quadro do paciente para o teste ideal: rápido ou swab.
Salientou ainda que o município está com um grande número testado positivo para o Covid-19 entretanto, há um número considerável de recuperados. Além de que atribui ao fato da cidade está testando um número maior de pessoas.
Hoje, tem 55 casos testados positivos e 23 já curados. Somando assim 28 em processo de recuperação. (reveja a matéria)
Locais com aglomeração
Aquisição de atomizadores costais para desinfecção de pontos de ônibus e algumas repartições do município.
Além disso, segundo a secretária de Saúde, câmara de desinfecção que serão montadas em locais de maior incidência de pessoas, elas entrarão e já sairão desinfectadas.
Em relação a medidas já existentes:
Funcionamento dos órgãos públicos
Continua o fechamento dos órgãos públicos municipais, com exceção daqueles que exerçam serviços essenciais, como os de segurança pública e de Saúde. “Para os servidores que estão no grupo de risco de infecção pelo Covid-19, como aqueles com mais de 60 anos de idade ou que tenham algum problema respiratório, por exemplo, estão sendo concedidas atividades remotamentes. Contudo, a medida não será aplicada para os servidores que atuam em áreas essenciais” (Reveja o Decreto) .
Funcionamento dos Serviços de Saúde
Segundo o Decreto, fica suspenso, por prazo indeterminado, os atendimentos ambulatoriais de natureza eletiva nos serviços municipais (Clínica da Mulher, Policlínica, CAPS, Clínica de Reabilitação), sendo mantido o atendimento ao Pré- Natal de Alto Risco, tendo seu fluxo reorganizado. Fica mantido o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, para acolhimento, triagem, primeiro atendimento de urgência e encaminhamentos, caso necessário, sendo suspensos agendamentos eletivos. Fica ampliada a validade das receitas para medicamentos de uso contínuo para o prazo de 09 (nove) meses, a partir da data de prescrição.
Já as visitas hospitalares e domiciliares estão suspensas por tempo indeterminado.
Atendimentos
Os atendimentos individualizados nos CRAS e CREAS continuam
funcionando normalmente, inclusive as atividades referentes à manutenção e concessão dos benefícios. A suspensão de que trata o caput deste artigo refere-se apenas para as atividades em grupo (Veja o decreto).