Candeias receberá unidade do INSS Digital

 

Em breve Candeias vai colocar à disposição de seus munícipes, uma nova ferramenta para solicitar serviços da Previdência Social. Isso porque foi feito um convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, para que os candeenses possam efetuar o agendamento e concessão de benefícios pela Internet, através da unidade do INSS Digital que será instalada no município. A previsão é que o posto seja implantado até o final deste ano.

Segundo o secretário de Governo, Ivan Palma, que está a frente das negociações, a Prefeitura solicitou desde o ano de 2018 a reinstalação do serviço em Candeias. “Por falta de recursos humano e material, a política atual do INSS não está liberando postos de atendimento, que é o que a Prefeitura tenta trazer de volta para o município, mas agora conseguimos o modelo INSS Digital”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, foi em julho deste ano de 2020 que o INSS assinou o convênio para instalação do posto digital no município, porém a Prefeitura está aguardando a homologação, pela procuradoria do INSS, para a implantação da unidade.

Com a implantação do serviço no município os segurados não precisarão ir a outras agências para solicitar o benefício, pois, no município será encurtando o tempo para dar a entrada e a tramitação dos benefícios a que o trabalhador tem direito.

INSS Digital

O INSS Digital começou a ser implantado em 2017 e consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade do reconhecimento de direitos. É dividido em duas etapas: processo eletrônico – agendamento e concessão de benefício pela Internet para o segurado ou por meio de entidade representativa que tenha celebrado o acordo de Cooperação Técnica com o INSS – e a distribuição das demandas entre as unidades.
No novo modelo de atendimento do INSS, são digitalizados os documentos apresentados pelo segurado. É importante que o segurado apresente os documentos originais, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e carnês de contribuição, se houverem, assim como os documentos exigidos para a concessão de cada benefício. No momento do atendimento no posto, a documentação exigida para a concessão do benefício é digitalizada e imediatamente devolvida ao usuário.
Antiga sede do INSS Candeias

O prédio onde funcionava a Previdência Social, localizado no Bairro do Malembá, pegou fogo no dia 28 de outubro de 2012. Uma sala, além de armários, papéis e computadores foram destruídos no incêndio. Cerca de 100 pessoas eram atendidas por dia na agência, segundo informações do INSS a época.

Fonte:Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *