Trânsito: 30% dos condutores habilitados no Nordeste possuem algum problema de visão registrado na CNH
Proporcionalmente, região é a primeira no País em número de condutores com essas restrições na carteira de motorista
O número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas no Nordeste com indicações de condutor que possui algum tipo de restrição visual, como por exemplo exigindo o uso de óculos ou lentes de contato, aumentou 47%, entre 2014 e 2020. Atualmente, o grupo com algum tipo de restrição de visão descrita na CNH representa quase um terço da população habilitada na região. São 3,4 milhões de motoristas e motociclistas, segundo levantamento inédito divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
A análise, realizada pelos oftalmologistas com base em dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), demonstra que o Nordeste é a primeira região do País em números proporcionais de condutores com restrições.
O número de CNHs assinaladas com restrições em relação ao total de motoristas ou motociclistas é mais expressivo no Rio Grande do Norte, onde 38% dos habilitados possuem algum problema de visão registrado na chamada “carteira de motorista”. Na Paraíba, as anotações de restrição visual atingem 35% dos condutores do estado. Na sequência, aparecem Ceará e Alagoas, ambos com 30%. O estado com menor proporção de condutores com problemas na vista é o Maranhão: 23%.
Em números absolutos, a Bahia é o estado que habilitou o maior contingente de motoristas com problemas visuais, com mais de 851 mil pessoas. Em segundo e terceiro lugares estão, respectivamente, Ceará, com 648 mil condutores; e Pernambuco, com 628 mil. Sergipe tem o menor número de condutores com restrição: pouco mais de 131 mil.
Aumento do índice – Entre 2014 e 2020, os estados que registraram o maior aumento proporcional no número de condutores com dificuldades para enxergar foram: Alagoas e Maranhão (60%), Piauí (59%), Sergipe (52%) e Bahia (51%). Na última colocação está Pernambuco, com crescimento de 31%.
Restrições – O levantamento também aponta quais tipos de anotações aparecem com maior frequência na CNH dos motoristas da região Nordeste. Na primeira colocação está a necessidade do uso de lentes corretivas (restrição de código A), com mais de 3,3 milhões de condutores que não podem dirigir ou pilotar se não estiverem fazendo uso de óculos ou lentes de contato.
Em segundo lugar, com mais de 26 mil casos, constam as restrições associadas à visão monocular (código Z), ou seja, quando um dos olhos é diagnosticado com acuidade zero. Em terceiro lugar, com aproximadamente 12 mil casos, estão os motoristas impedidos de dirigir após o pôr-do-sol (código U), seguido de outros quase três mil motociclistas que precisam o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual (código V).
Avaliação – A inclusão dessas anotações na CNH é feita no momento do exame para fazer o documento pela primeira vez ou em sua renovação. A avaliação dos candidatos é feita pelo médico do tráfego, que analisa as condições do candidato de conduzir seu veículo sem oferecer perigo para outros motoristas, passageiros e pedestres. Nesse exame, ele identifica a existência de uma deficiência e recomenda que o interessado busque o suporte de um oftalmologista, no caso de problemas de visão, para fazer o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.
Por isso, o CBO destaca a importância dos cuidados regulares com a saúde dos olhos e do acompanhamento oftalmológico, para prevenir o surgimento de problemas e tomar as medidas necessárias para corrigir possíveis deficiências de visão. “O condutor precisa ter o hábito de passar por consultas regulares com o médico oftalmologista, mesmo após ter conquistado sua CNH. Distorções podem surgir ao longo desse período e, se não forem diagnosticadas e tratadas, podem inserir um elemento de risco no trânsito”, alerta José Beniz Neto, presidente do Conselho.
Segundo ele, problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia estão no topo da lista de distúrbios mais prevalentes entre os motoristas. Além disso, doenças como catarata, glaucoma e retinopatia diabética podem acusar um déficit visual no momento do exame, sendo posteriormente diagnosticadas nas consultas. “Apenas o médico oftalmologista tem o preparo para fazer esse atendimento. É um conhecimento que não existe em outra especialidade da medicina e nem entre não médicos”, assegurou.
Segurança – Para o CBO, a saúde ocular do motorista é fundamental também para a segurança do trânsito. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) indicam que cerca de 250 mil acidentes que ocorreram entre janeiro de 2014 e junho de 2019 resultaram de problemas na saúde dos condutores. O presidente da entidade, Antônio Meira Júnior, acredita que as dificuldades de visão estão entre essas causas mais comuns, ao lado de sono ao volante e percepção alterada pelo consumo de álcool.
Segundo números oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o comprometimento da saúde dos olhos foi responsável por 1.659 sinistros de trânsito em rodovias federais, em apenas três anos (2016-2019). Conforme avaliam os especialistas da área, se levado em conta acidentes verificados em pistas, ruas e avenidas dos centros urbanos, certamente o número seria ainda maior.
Causas – Na avaliação do vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, o aumento dos índices de pessoas com problemas visuais no trânsito está relacionado à conjunção de alguns fatores, principalmente ao envelhecimento da população brasileira e a maior facilidade de acesso ao atendimento oftalmológico. Atualmente, há presença de médicos da especialidade em municípios que representam quase 90% da população. Além disso, os exames oferecidos se tornaram menos invasivos e mais eficazes em termos diagnósticos.
“É um contexto amplo. A expectativa de vida aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Nesse sentido, é natural que o envelhecimento dos olhos seja acompanhado do surgimento de problemas de vista. Há ainda outras causas externas, como a popularização das mídias digitais. Hoje, a sociedade está imersa em novos hábitos, que sobrecarregam a visão, como a exposição diária dos olhos e por longos períodos a telas”, pondera.
Infração – Não portar as lentes corretivas indicadas na CNH durante a condução de veículos pode causar ainda outros problemas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, não seguir as anotações previstas na CNH é infração gravíssima, que rende multa e acumulo de sete pontos na carteira. Essas situações são observadas nas fiscalizações ou na apuração de causas de acidentes, quando policiais e agentes fazem a verificação de documentos e condições de motoristas e veículos.
“O Brasil é um dos países com maior índice de acidentes e mortes no trânsito. Certamente, muito disso está relacionado à imprudência ao volante e à negligência com a própria saúde. A população deve estar ciente de sua responsabilidade e contar com o suporte dos médicos oftalmologistas. Isso é importante para prevenir acidentes e diminuir o número de vítimas do tráfego brasileiro, inclusive, salvando milhares de vidas”, conclui José Beniz Neto.
Assessoria de Imprensa
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