Caixa disponibiliza novo serviço de atendimento telefônico aos clientes beneficiários do INSS
O canal de atendimento é uma alternativa para trazer comodidade e segurança aos beneficiários do INSS, que não precisam se deslocar até uma agência
O canal de atendimento é uma alternativa para trazer comodidade e segurança aos beneficiários do INSS, que não precisam se deslocar até uma agência da Caixa para obter informações e realizar o acompanhamento de suas solicitações.
Consultas
Para consultas pelo atendimento telefônico, o beneficiário deverá ter em mãos o número do seu benefício ou CPF e a data de nascimento.
A Central de Atendimento disponibiliza as seguintes opções:
• Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada, devolvida ao INSS ou não localizada;
• Prova de vida – identificação da data da última prova de vida realizada e vigência;
• Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do benefício e consulta sobre a situação atual da portabilidade já solicitada.
A prova de vida é uma exigência do INSS e deve ser feita anualmente por quem recebe benefício, independente da instituição financeira escolhida para o pagamento. Na Caixa, o procedimento pode ser realizado em qualquer agência ou na rede de autoatendimento (caixas eletrônicos), nesse último caso, quando o beneficiário tenha identificação biométrica cadastrada. A ausência da prova de vida implica no bloqueio do benefício pelo INSS até a sua regularização.
Mais informações sobre os serviços que a Caixa disponibiliza aos beneficiários do INSS estão disponíveis no link: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/inss/Paginas/default.aspx.