Título de Benemérito é concedido à Roberto Koch
Atleta pela Federação Baiana de Voleibol (FBVB), Roberto Koch, depois se tornou dirigente. Foi homenageado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em Salvador com o título Benemérito do Vôley Brasileiro.
Roberto é uma das maiores referências da modalidade na Bahia, um exemplo de dedicação na sua área de atuação. Com sua técnica, marcou a história do vôlei de praia baiano. Jogou pelo colégio Sophia Costa Pinto e pela Faculdade de Direito da Ufba. Pela Associação Atlética da Bahia e pelo Clube Bahiano de Tenis. Pela seleção bahiana juvenil e adulto por dez anos. Organizou o maior torneio de volei em Salvador com 84 equipes em 6 praias diferentes com a final em Patamares, com encontro de Trios Életricos após os jogos e narração de Galvão Bueno para todo o Brasil.
Foi ele juntamente com Marcão (carinhosamente chamado assim) quem fundou o Vôlei Vilas, modalidade Master e que continua, atualmente, nos finais de semana na praia de Vilas do Atlântico em Lauro de Freitas na Bahia. Grande campeão, defendeu as cores da Bahia por quadras em todo o Brasil. Essa honraria que a CBV oferece a Roberto é uma forma de homenagear seus feitos e por colocar a Bahia diversas vezes no ponto mais alto do pódio.
O empresário e esportista Dr. Roberto Koch Ferreira Gomes nasceu em Salvador no dia 30 de abril de 1939. Em 1966 tornou-se advogado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No esporte, começou a carreira no vôlei, defendendo times escolares. Depois jogou na Associação Atlética da Bahia. Inclusive escreveu um livro sobre a Associação e o lançamento aconteceu no Programa Bem Amigos apresentado por Galvão Bueno.
Aos 82 anos, continua jogando no Vôlei Vilas e sendo um incentivador do esporte na Bahia.
Repórter Sérgio Maurício