Candeias: Vereadora Ró Salomão e Vereador Diego Maia promovem Sessão Especial na Câmara sobre fibromialgia. Confira!
Nesta terça-feira (31) aconteceu uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Candeias, região metropolitana de Salvador sobre fibromialgia. Evento solicitado pelos vereadores Diego Maia e Ró Salomão. Aprovado, por unanimidade, pelos vereadores da Casa Legislativa.
Esse evento é oriundo de uma luta de um grupo de fibromiálgicos que está se criando na cidade. Tudo isso deu início em um atendimento da Assistente Social, Elena Souza, a uma usuária portadora de fibromialgia na Clinica Ver Melhor. Após se colocar a disposição para contribuir foi criado grupo de whatsapp, dialogado com enfermeiros da atenção primária, com os agentes comunitários de saúde, com a população em geral e identificou-se mais de trinta portadores com diagnóstico fechado. Sendo hoje um grupo com mais de cinquenta membros, entre eles os que ainda estão em investigação.
Em seguida, Elena prococou um diálogo com a vereadora Ró Salomão e o vereador Diego Maia que logo se colocaram a disposição a ouvir as demandas e ir em busca de soluções. Diálogo também com a primeira dama, Soraia Cabral, que de pronto demonstrou apoio e se colocou à disposição para ouvir as demandas do grupo.
Desde o primeiro momento já se sabia da existência do Projeto de Lei de autoria da Vereadora Alcione Cica (Projeto de Lei 046/2019) e que “Institui no Município de Candeias, o dia municipal da fibromialgia,filas preferenciais e vagas de estacionamento preferencial”. Em 10 de outubro de 2019, a Lei 1.217/2019 é publicada no diário oficial do município, pelo prefeito Dr Pitágoras Alves Ibiapina.
A Sessão Especial, planejada em comemoração ao dia 12 de maio, dia Mundial de Conscientização dos Fibromiálgicos, foi aberta pelo Presidente da Casa, vereador Sílvio Correia. Em seguida, passou a presidência para a vereadora Ró Salomão e o primeiro Secretário, o vereador Diego Maia, para a condução dos trabalhos legislativos.
Contou com a presença dos vereadores: Ró Salomão, Diego Maia, Rita Loira, Irmão Valmir, Kal de Bené, Robinho, Ivan do Prateado, Gil Soares, Jorge da JM, Tânia Batista e o presidente Silvio Correia. Além dos fibromiálgicos, imprensa, secretário da SEDAS e SESAU, delegada e líder da ANFIBRO, assistentes sociais, psicóloga, agentes comunitários de saúde, advogado e a comunidade em geral.
A vereadora Ró Salomão abriu a sessão abordando sobre a fibromialgia, parabenizando a presença de todos os presentes e destacou a necessidade do debate do assunto.
Elena, em uso da tribuna, agradeceu aos vereadores idealizadores da sessão e apoiadores da luta, argumentou que esse evento é um produto da Clínica Ver Melhor, que não é fibromiálgica, mas decidiu contribuir com o grupo que até então era invisível. Hoje os fibromiálgicos de Candeias existem. Agradeceu a Primeira Dama, Soraia Cabral. Por fim destacou que o objetivo do grupo é contribuir com uma rede de apoio mútua e na luta por garantir os direitos de um fibromiálgico candeense. Faz parte dele os fibromiálgicos (os que têm laudo ou relatório médico em mãos) ou os que o médico, clínico geral, já informou que poderia ter fibromialgia e solicitou acompanhamento com um reumatologista.
O membro da ANFIBRO e candeense, Eliana Santos de Santana, fez uso da tribuna e em poucas palavras abordou sobre o grupo e a necessidade do debate em defesa deles. Agradeceu a todos pelo apoio.
Durante todo o evento a vereadora Ró Salomão e o vereador Diego Maia destacaram a importância do debate e a disponibilidade em contribuir com o grupo.
Ró Salomão, no uso da Tribuna, leu os pedidos de providência encaminhado para a Casa Legislativa.
O secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, usou a palavra abordando sobre o índice de fibromiálgicos que poderão acontecer no município, a possibilidade de contratação de médico reumatologista, do retorno do pilates no REAB, averiguação da medicação fornecida no CAPS, da necessidade do debate do atendimento humanizado na saúde de Candeias para os portadores de fibromialgia, dentre outros pontos.
A delegada e uma das lideranças da ANFIBRO do Nordeste, Lucinéa Sousa Martins de Oliveira, mencionou sobre a importância do debate para a população fibromiálgica bem como apresentou avanços e lutas da associação em nível estadual e de Brasil.
Dr Amaro Bezerra, médico ortopedista e da dor, abordou também o tema apresentando causas,sintomas e tratamento da doença.
Vereador Gil Soares e a vereadora Rita Loira também fizeram uso da palavra.
Por fim, foi aberto ao público presente para perguntas aos participantes.
Repórter Sérgio Maurício
Confira fotos do evento: