SESAU E SEDUC realizam caminhada contra a dengue. Confira.

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22/09, no Malembá, em Candeias, região metropolitana de Salvador uma caminhada contra a dengue.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Diante do exposto é que a Secretaria de Saúde e de Educação se juntaram para uma caminhada com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e conscientizar sobre os cuidados e prevenção no combate à doença.

A SEDUC em parceria com a SAÚDE protagonizaram ações positivas para reduzir drasticamente a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Observou-se que teve uma grande repercussão e atenção da comunidade local.

Participaram deste brilhante evento o PSE / Saúde, a coordenação do PSE na educação, CGE, núcleo de educação em doenças endêmicas, agentes comunitários, equipe das unidades de saúde do município, clínica Ver Melhor, endemias, vigilância epidemiológica, as escolas ( Inês Gomes, Edith Dias e ACM ) e a Fanfarra do colégio Polivalente de Candeia.

Confira fotos: 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *