EUA parabenizam o Brasil pelo ‘bem sucedido’ primeiro turno da eleição no Brasil
O Secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Antony J. Blinken, usou as redes sociais para parabenizar o Brasil pelo “bem sucedido” primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. A mensagem foi postada no Twitter às 10h da noite de Washington D.C., depois que tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) já tinham se manifestado reconhecendo o resultado das urnas.
No mesmo tom, a Embaixada dos EUA no Brasil também usou as redes para dar os “parabéns às autoridades eleitorais e ao povo brasileiro pelo 1º turno bem-sucedido, livre e transparente”.
“Os EUA apoiam o livre exercício do direito democrático de escolher seu próximo líder. Estamos certos de que o 2º turno será conduzido da mesma maneira”, segue a nota da embaixada.
A eleição no Brasil teve longas filas e atrasos na apuração, mas, a despeito da tensão e da polarização política, episódios de violência foram pontuais e isolados.
Ao longo de toda a campanha e pré-campanha, autoridades americanas reiteraram a confiança no processo eleitoral brasileiro, a despeito das repetidas acusações de fraude — sem provas — disparadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.