Gerente executiva do INSS explica funcionamento do novo modelo de posto avançado*

A prefeitura de Candeias investiu com recursos próprios para que um novo posto do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, fosse instalado no município de forma que trouxesse comodidade aos moradores que precisavam dar qualquer tipo de entrada no órgão. A entrega para população aconteceu nesta quinta-feira (11/01) pelo prefeito Pitágoras Ibiapina.

Com o novo posto instalado no térreo do shopping Candeias, acessível e próximo ao centro da cidade, os moradores não necessitam se direcionar para outros municípios para ter informações sobre aposentadorias e benefícios. A unidade funciona de segunda a sexta, das 08 às 14h, no Shopping da Cidade, próximo a antiga garagem da VSA, às margens da BA 522.

A gerente executiva do INSS, Léa Bressy, que esteve presente na solenidade de inauguração do posto, garantiu que a unidade será de grande valia para a população, pois o próprio INSS fez diversas mudanças em relação ao atendimento presencial.
Acompanhe a entrevista com a gerente:

PMC – Como vai funcionar o posto do INSS aqui em Candeias?

Léa – É com imensa satisfação que a gente tá recebendo a entrega do posto [em Candeias]. O posto avançado ele é um auxiliar na no atendimento do INSS. A gente funciona como um local onde o segurado vai ter informação para que ele possa estar dando entrada nos requerimentos. Hoje os requerimentos do INSS, em sua maioria, noventa por cento, são eletrônicos, ou seja, o segurado dá entrada no requerimento através do Meu INSS, que é o aplicativo que ele baixa no celular, ou através do site do INSS.gov.br ou através do 135. Ele vai dar entrada e ele só vai a agência do INSS caso haja uma necessidade.

PMC – Em quais casos é necessário o comparecimento e como deve ser feito o agendamento?

Léa – Se está tudo certo pra me aposentar, eu nem vou [no posto], eu vou dar entrada através do aplicativo Meu INSS e vou receber ou no meu e-mail ou no meu celular a informação “Você foi aposentado”. Mas se for necessário apresentar algum documento, também eu vou receber uma informação, “Favor agendar um atendimento para cumprimento na agência”. E é a partir daí que o segurado leva a documentação para que seja apresentado no dia agendado. Então esse posto ele funciona muito para dar informação ao segurado a poder auxiliar no agendamento e também pode receber documentação. Então ele é um posto bem completo e que vai dar um auxílio imenso pra população pra que ela possa dar entrada nos seus requerimentos e ter acesso aos seus direitos.

PMC – Então o novo modelo de posto atende diferentemente das antigas agências?

Léa – O INSS passou por um uma questão digital e agora as pessoas pode vir aqui e serão encaminhadas, caso necessite, para outras unidades. Até a agência do INSS ela foi mudada. Hoje a lógica é igual a do posto, é atendido na agência do INSS hoje com o agendamento. Então, essa orientação e informação que vocês vão dar aqui é de fundamental importância pro segurado e que ele não precise nem ir na agência. Muitas agências do INSS também não têm mais perícia médica.

PMC – Quais os serviços ou auxílio o segurado vai encontrar neste posto?

O segurado vai ter vai ser auxiliado ou pode estar fazendo juntamente com o pessoal o agendamento da perícia médica e vai ser direcionado pro local que tem a perícia médica que são algumas agências e fazendo sua perícia nessa data. Neste posto, agendamentos em geral, cumprimento de exigência, orientação e informação. Principalmente, se quero receber minha senha? Vem pra cá, conversa, e faz atualização. O que é de fundamental importância é que o segurado possa se autogerir, ou seja, aqui vai ser o local onde o segurado vai aprender a mexer sem precisar tá o tempo inteiro vindo na agência do INSS ou indo no posto ou ligando para o 135. Ele aprende a utilizar o aplicativo. […] Vai ter casos que o segurado vai ser direcionado com a gente. Aqui também vai ser esse ponto. Aqui a gente vai poder estar fazendo o agendamento para que o segurado vá na agência com a informação correta e encaminhar somente no que é necessário.

PMC – Qual a importância para o cidadão, a prefeitura ter trazido um posto avançado para cidade?
Este posto é um modelo que começa em algumas cidades, como Candeias. A gente tem também [um posto] em São Francisco do Conde e a gente está querendo fazer uma ampliação pra todo estado da Bahia, porque o interessante é que o segurado tenha acesso a informação.
Com informações da ASCOM – PMC.

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