Candeias: Prefeitura distribui mais 8 mil pães diários através do projeto Mão na Massa do Social.*
Farinha de trigo, leite, ovos, fermento, óleo, sal e muito amor ao próximo. Esses são os ingredientes utilizados para a produção dos mais de 8 mil pães que são distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social do município, através do projeto “Mão na Massa” da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social- SEDAS, que há cinco anos vem fazendo a diferença na mesa de mais 600 famílias candeenses.
Durante este período a Prefeitura de Candeias já distribuiu mais de 57 milhões de pães. A distribuição é feita através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de acordo com a área de abrangência de terça a sexta-feira, para famílias cadastradas e acompanhadas por estes serviços.
Toda produção é feita na padaria da própria secretaria onde também é ofertado curso de panificação para as pessoas inscritas nos CRAS e SCFV, com objetivo de proporcionar independência financeira habilitando os formandos no preparo de massas e recheios. O curso funciona no município desde 2018 e formou diversos profissionais que já atuam na área.
Para o prefeito Pitágoras Ibiapina, o programa além de colocar alimento na mesa de varias famílias candeense, também é vetor para desenvolvimento de habilidades profissionais “O programa Mão na Massa renova nosso compromisso de cuidar da nossa população, principalmente dos que mais necessitam garantindo alimento na mesa e qualificação profissional”, ressalta o gestor.
A SEDAS destaca que nem todas as famílias que procuram estes serviços são habilitadas, pois, na maioria dos casos elas não atendem os critérios pré estabelecidos pelo programa. O município dispõe de CRAS nas seguintes localidades: Nova Candeias, Malembá, Caroba e SCFV no Santo Antônio, Sarandi e Rosário.