A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em atenção aos familiares e também comunidade geral, referente ao óbito da Senhora Bernadete dos Santos nesta última segunda-feira, 23, vimos prestar solidariedade à família ao tempo que esclarecemos acerca das afirmações em vídeo veiculado nas redes sociais pelo esposo da paciente, conforme segue.

Inicialmente, sobre suposta realização de procedimento errado, esclarecemos que a paciente passou por acompanhamento pela Clínica de Referência da Mulher, manifestando o desejo expresso de realizar esterilização cirúrgica, por meio de laqueadura tubária, tendo sido encaminhada para realização de cirurgia eletiva no último dia 20/01. O procedimento realizado foi exatamente o programado, ou seja, laqueadura tubária. A paciente tinha ciência do procedimento que seria realizado, conforme Termo de Cirurgia/Ata de Conferência Médica devidamente assinado pela mesma, com firma reconhecida em cartório. Vale ressaltar que toda a avaliação pré-operatória foi realizada de forma ambulatorial, sem achados que sinalizassem risco para realização de tal procedimento. Foi realizada a cirurgia sem intercorrências durante e após a intervenção cirúrgica, e a paciente recebe alta médica no dia 21/01/2023, sem relatos de queixas ou fácies de dor.

Já nesta última segunda-feira, 23/01, a paciente deu entrada por volta das 10h30min na emergência do Hospital Municipal José Mário dos Santos, trazida por familiares, com quadro de dor torácica de maior intensidade, associado à síncope e evoluindo rapidamente para parada cardiorrespiratória, tendo sido submetida às manobras de reanimação e intubação orotraqueal, sem resposta às medidas, constatado seu óbito às 11h20min.

Em face da necessidade de esclarecimento da causa mortis, conforme fluxo já pré-estabelecido, fez-se necessário acionamento da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal. Houve sim demora na busca do corpo, mas quanto a essa situação o Hospital não tem ingerência. Não é possível afirmar que a paciente veio a óbito em decorrência da cirurgia realizada, sendo imprescindível para esclarecer os fatos aguardar emissão do laudo de necrópsia.

Mais uma vez, a Secretaria Municipal da Saúde reitera que lamenta profundamente a morte e se mantém a disposição dos órgãos competentes para prestar qualquer esclarecimento necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *