Número de mortos no terremoto na Turquia e na Síria passa de 5 mil
Erdogan declara estado de emergência por três meses em dez cidades
O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, declarou nesta terça-feira (7) estado de emergência por três meses nas dez cidades mais afetadas pelo terremoto.
Dentro do plano de emergência, ele anunciou que o governo turco abrirá hotéis nas regiões afetadas para abrigar pessoas que ficaram sem casa – centenas de prédios foram abaixo com os tremores.
Erdogan disse ainda que 70 países já ofereceram ajuda para as buscas a sobreviventes nos escombros.
número de mortos em decorrência dos fortes terremotos na Turquia e na Síria pode ser oito vezes maior, afirmou nesta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Infelizmente, sempre vemos a mesma coisa com os terremotos: os números iniciais de pessoas feridas ou mortas vão aumentar significativamente na semana seguinte”, disse a oficial sênior de emergência da OMS para a Europa, Catherine Smallwood.
Em 1999, um terremoto no noroeste da Turquia matou mais de 17 mil pessoas. Já em 1939, no pior tremor da história da região até agora, na província de Erzincan, no leste, 33 mil pessoas morreram, .
Sismólogos acreditam que o desta semana foi um dos maiores já registrados na Turquia. E, de acordo com relatos de sobreviventes, levou dois minutos até parar
Imagens feitas com auxílio de um drone nesta terça-feira (7) mostram a destruição da cidade de Hatay, uma das mais afetadas pelo terremoto.
Além de fazer fronteira com a Síria, Hatay também é vizinha de Gaziantep, epicentro do terremoto.
Segundo o Ministério do Interior da Turquia, a província abriga mais de 400 mil sírios, a maioria refugiados da guerra civil de quase 12 anos do país.
Fonte:g1