Deputado do RS diz que Bahia é lugar “sujo” e de “pobreza” e compara estado ao Haiti
- Deputado do Rio Grande do Sul, Mauricio Marcon (Podemos) disse em live no Instagram que Bahia é um lugar “sujo” e de “pobreza”;
- Antipetista, ele fez a declaração quando criticava a votação obtida pelo presidente Lula (PT) no estado nordestino;
- Fala foi rebatida por Joaquim Barbosa (ex-STF) e rendeu uma denúncia de outro parlamentar por “falas racistas e preconceituosas”.
Durante uma transmissão nas redes sociais, um deputado gaúcho achou de bom tom chamar o estado da Bahia de “sujo” e compará-lo com o Haiti.
Mauricio Marcon (Podemos) é autodeclarado conservador e antipetista e fez as declarações na noite de domingo (5) quando falava sobre a votação obtida pelo presidente Lula (PT) no estado nordestino.
O petista obteve 72% dos votos válidos na Bahia, perdendo somente em dois dos 417 municípios.
”A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”, disse Marcon.
Joaquim Barbosa: “Instrua-se”
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF, Joaquim Barbosa, mandou um recado ao parlamentar após as falas preconceituosas. Pelo Twitter, o magistrado orientou que Macron buscasse ‘instrução’ e conhecesse direito a Bahia.
“Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, escreveu Barbosa.