Carro afunda após adutora romper em avenida de Salvador e casal escapa pela janela do veículo; bairros próximos ficarão sem água
Um carro afundou na Avenida Reitor Miguel Calmon, no bairro do Garcia, após uma tubulação romper e deixar a via completamente alagada nesta quinta-feira (16). Em um vídeo feito por pessoas que passavam pelo local, o homem e a mulher que estavam no veículo aparecem em pé, na parte frontal do carro, enquanto ele afunda na água. Por causa da situação, 16 bairros próximos ficarão sem água [veja lista no final da matéria].
O casal conseguiu escapar através da janela do veículo. Logo depois, o carro ficou completamente submerso na via, que faz ligação com a Avenida Garibaldi e é um ponto importante de passagem de veículos para os foliões acessarem o circuito Osmar, no Campo Grande, e Dodô, na Barra Ondina.
Enquanto o carro afundava na água barrenta, o homem que filmava o caso comparou a situação aos alagamentos registrados no norte da Bahia: “Olha o Rio São Francisco aí”.
Momentos depois, apenas o teto do carro consegue ser visto na água.
Outros vídeos mostram a dificuldade dos motoristas para atravessarem o alagamento. Muitos dos que decidiram se arriscar, jogaram o carro para o passeio para conseguir sair do local em segurança.
Nas imagens, também é possível ver que galhos de plantas foram colocados na via para que os motoristas tomassem cuidado com os buracos, já que não era possível ver a pista por causa da água.
Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o acesso à via foi bloqueado para condutores oriundos da Praça Lord Cochrane, na Garibaldi. Com isso, motoristas e motociclistas têm como opções seguir pela Av. Vasco da Gama, passar pelos Barris, de onde pode acessar o Vale do Canela pela Av. Centenário, logo após o túnel, ou subir a Ladeira do Garcia.
Além disso, a Defesa Civil de Salvador(Codesal) foi acionada e acompanha a situação.
Inicialmente, a Embasa informou que o alagamento ocorreu após o rompimento de uma adutora. Depois, a empresa disse que o rompimento de uma tubulação grande na Av. Reitor Miguel Calmon causou a situação. A Embasa ainda informou que já está em contato com as vítimas para iniciar o processo de ressarcimento do veículo.
A empresa também disse que 16 bairros terão o abastecimento de água interrompido para que o serviço seja realizado. A previsão é de que o abastecimento volte gradativamente a partir das 17h. São eles:
- Alto das Pombas
- Barra
- Canela
- Engenho Velho da Federação
- Federação
- Gamboa
- Garcia
- Graça
- Jardim Apipema
- Morro do Gato
- Morro Ipiranga
- Ondina
- Alto de Ondina
- Parque São Brás
- Vila Matos
- Vitória
Fonte:g1