Moradores de Simões Filhos denunciam Bahia Norte por cobrança de pedágio na BA-093
moradores do distrito de Palmares, Pitanga de Palmares, Dandá e adjacências (KM 01 ao KM 13), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), denunciam à Concessionária Bahia Norte por cobrança de tarifa de pedágio na BA – 093 aos residentes das próprias comunidades.
Os munícipes dessas localidades que usam a via com seus veículos para se deslocarem até à escola, ao trabalho, à faculdade ou até mesmo para conseguir ir à cidade para fazer compras, pagamentos e lazer enfrentam diariamente e rotineiramente a situação de serem abordados e obrigados a pagarem o pedágio na BA-093 para transitarem e terem acesso até o Centro e também fora do município, uma vez que os moradores desses distritos têm direito à isenção de cobrança de tarifa.
Em reunião já realizada entre a Prefeitura Municipal de Simões Filho, a Concessionária Bahia Norte e os moradores das localidades citadas, um acordo entre os entes públicos foi estabelecido e firmado para garantir a gratuidade ou isenção aos residentes das comunidades afetadas, como contrapartida à implantação do Pedágio na BA-093.
Crédito da Foto: Divulgação/Ascom Agerba
No entanto, os moradores foram contemplados com a gratuidade ou isenção, mas após um certo período, desta vez, foram surpreendidos com o retorno da cobrança do pedágio, por decisão arbitrária e impopular por parte da própria Concessionária, o que prejudica os munícipes, estudantes e trabalhadores que residem nas localidades. A situação levou os moradores a apresentarem denúncias e promoverem manifestações e mobilizações contra tal medida adotada pela empresa administradora do pedágio.
Com base nas informações dos moradores dessas localidades, o vereador Orlando de Amadeu (PSDB) reforça a denúncia dos munícipes que residem nas comunidades contra à Bahia Norte pela cobrança do pedágio, que segundo o edil, esta decisão de suspender a gratuidade ou isenção do pagamento trata-se de caso de descumprimento de acordo pela própria Concessionária.
parlamentar protocolou um ofício para solicitar esclarecimentos da Concessionária Bahia Norte sobre a decisão de negar a gratuidade ou isenção do pedágio aos moradores de Palmares, Pitanga de Palmares, Dandá e região (KM 01 ao KM 13), mas até o momento, a empresa ainda não se manifestou.
Fonte:camaçari noticias