Prefeitura promove curso de defesa pessoal para mulheres*

 

O CRAM é um centro de acompanhamento para mulheres que sofrem de violência

A violência contra a mulher é um tema urgente. Nesse contexto, a Prefeitura de Candeias realizou nesta terça-feira (14), o workshop de Defesa Pessoal para o gênero. A iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer (SESLA), visa demonstrar noções básicas de defesa pessoal para mulheres, sendo mais uma forma de defesa em situações de perigo ou violência.

O evento realizado no Ginásio Poliesportivo faz parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher e contou com a presença de 22 participantes de todas as idades. O curso ajuda no empoderamento feminino, adquirindo autoconfiança e conhecendo as técnicas de defesa pessoal.

A aula serviu para demonstrar técnicas básicas de combate, também orientar sobre o reconhecimento de situações de risco. Durante o curso, as alunas aprenderam técnicas de gestão de conflitos, condicionamento físico, esquivas, quedas, projeções, agarro e encadeamentos de possibilidades de chaves.

A aula foi ministrada pelo professor e faixa preta de jiu-jitsu, Rivas Tertuliano, que também é Secretário de Esporte e Lazer. Na oportunidade, Rivas falou sobre o curso. “Todas as mulheres podem aprender a se defender de possíveis violências, independentemente da idade, quando a mulher aprende a defesa pessoal, ela se torna mais confiante e segura”, ressaltou.

“É um curso importante, visto que, estamos em um país que diariamente mulheres sofrem com agressões e abusos, e esse curso nos ensina a nos defender pessoalmente e fisicamente, monitorando todos os nossos aspectos da vida”, disse Rosângela, moradora do Malembá.

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, não se cale. Existem diversos serviços e instituições que podem prestar o atendimento e o apoio necessário.

*CRAM* – Fica localizado na rua Constantino Pachêco, no antigo espaço Fênix, próximo aos Correios, em Candeias.
*Central de Atendimento à Mulher* – 180 e WhatsApp (61-99656-5008).
*Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)* – (71) 3601-8785.
*Emergência Policial* – 190.

*Violência Contra a Mulher*

No Brasil, uma mulher é vítima de agressão a cada quatro horas, segundo dados, a Bahia teve um aumento de 58% de casos de violência, com ao menos um por dia. De todos os feminicídios cometidos em 2021, 56% foram pelas mãos de parceiros íntimos ou familiares.

Uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos

No primeiro semestre de 2022, foram registradas 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres.

Em 2022 foram mais de 18 milhões de mulheres vítimas de violência, o que equivale a mais de 50 mil vítimas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *