Cientista baiana que mapeou o genoma do coronavírus participa de palestra no IFBA, em Salvador
Em ao mês das mulheres, acontece na próxima sexta-feira, 24, a partir das 10h, no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a palestra ‘O Lugar das Mulheres no Mundo das Ciências’, apresentada pela cientista Jaqueline Goes de Jesus, conhecida por seu trabalho de mapeamento do coronavírus.
Por sua atuação durante a pandemia, Jaqueline foi agraciada com a Comenda Zilda Arns, reconhecimento pela defesa do SUS e dos direitos humanos, esforços que se intensificaram no período de calamidade no Brasil.
O evento no IFBa vai ser aberto ao público e integra a ação da Reitoria “Pensando sobre nós: Mulheres, direitos, cidadania e empoderamento. Um mês inteiro dedicado à nós!”, discute a atuação das mulheres nos diferentes ramos da ciência, o enfrentamento às estruturas machistas, patriarcais e misóginas presentes nas instituições de pesquisa e de ensino no Brasil e no mundo.
O encontro pretende ainda destacar a importância de ações que estimulem o ingresso de mulheres no mundo das ciências, reconhecendo a trajetória e o trabalho produzido por pesquisadoras.
Fonte:g1