Candeias: Março Amarelo alerta mulheres a cuidarem da saúde feminina; tratamento é encaminhado na Clínica da Mulher*

A Campanha Março Amarelo de Prevenção à Endometriose alerta mulheres para cuidarem da saúde feminina. Na Clínica Municipal da Mulher, localizada no centro da cidade de Candeias, as pacientes podem fazer a ultrassonografia transvaginal, que é o exame específico de imagem para detecção, na região uterina. Se for diagnosticada com a doença, ela deve fazer uma consulta ginecológica. A coordenadora da clínica, Deisenara Ribeiro, explicou o passo a passo do tratamento no município.

“Através da consulta, a paciente poderá fazer uso de medicamentos ou passar por alguma intervenção cirúrgica, se esse for o caso. Todo nosso atendimento é via regulação. A paciente passa por uma consulta no posto de saúde, no bairro onde mora. Depois, é encaminhada para central de marcação. Quando ela chega na Clínica da Mulher, o nome é identificado na lista de marcação Sisreg. E ela é atendida pelo profissional assim agendado”, esclareceu a coordenadora.

Na Clínica da Mulher, a paciente é assistida com consultas ginecológicas. São três médicos especialistas em Ginecologia. As ultrassonografias e os preventivos são realizados durante toda semana. Para complementar a saúde feminina, há o exame de mamografia e consulta com especialista. A Nutrição também é uma grande aliada para uma boa alimentação e qualidade de vida da mulher que é acometida por endometriose.

Ribeiro ressalta que as mulheres devem se preocupar com a saúde íntima. “A endometriose é um distúrbio que pode afetar toda a vida das mulheres, desde o ciclo menstrual até a digestão, humor e fertilidade. Mulheres com esse tipo de diagnóstico deve se cuidar, pois, mesmo sendo de origem desconhecida, a endometriose pode causar problemas graves. Se tem fortes cólicas menstruais, dor durante a relação sexual e sangramentos intensos, busque ajuda na unidade de saúde mais próxima”, completou ela.

*Mais informações sobre a endometriose*

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação.

Quando a mulher sofre de endometriose, algumas dessas células do endométrio, ao invés de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, aonde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Assim, as células do endométrio também podem se espalhar e crescer em outras partes do corpo, como no intestino, no reto, na bexiga, no peritônio e até mesmo em órgãos distantes, como o pulmão e o cérebro.

*Campanha Março Mulher até dia 30*

Além disso, serão realizadas consultas com clínico geral, médica mastologista, atendimento odontológico, preventivo, aferição de pressão e glicemia, triagem para inserção de DIU, ECG, mamografia, planejamento familiar e orientação em saúde renal e muito mais nos dias 29 e 30 de março, das 8 às 16h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em comemoração ao mês da mulher.

Por ASCOM – PMC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *