Candeias: em dois meses, posto do INSS já atendeu mais de mil pessoas*
Entregue à população em 11 de janeiro, posto avançado do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, atingiu a marca de mil pessoas atendidas neste mês de março. Implantado pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Gestão Pública – SEMGE, com o objetivo de facilitar o atendimento das pessoas, o segurado encontra na unidade orientação sobre os procedimentos legais a serem adotados, encaminhamento aos órgãos competentes de forma direta e, se oportuno, o acesso à Previdência Social, de forma rápida, prática e segura. A unidade funciona de segunda a sexta, das 08 às 14h, e no térreo do Shopping da Cidade, próximo a antiga garagem da VSA, às margens da BA 522.
“A abertura de um novo posto de atendimento do INSS no nosso município foi esperado por longos anos pelos candeenses e que foi atendido com muita atenção pela nossa gestão, com o objetivo de ofertar um espaço acolhedor e com uma equipe preparada para atender da melhor forma possível à população, e o resultado desse esforço e dedicação é que em apenas 2 meses atingimos essa marca de mais de 1.000 atendimentos o que demonstra a efetividade do serviço que vem sendo prestado e o nosso cuidado com a população”, destacou o Secretário de Gestão Pública, Eriton Ramos.
Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Prefeitura e o INSS, a iniciativa da instalação do posto, depois de 12 anos do incêndio na unidade do Malembá, tem sido de grande utilidade da população, mesmo tendo o Instituto priorizado os serviços eletrônicos. De forma geral e nos municípios que não contam com um posto avançado, o segurado dá entrada no requerimento através do “Meu INSS”, que é o aplicativo baixado no celular, ou através do site do INSS, em inss.gov.br, ou ainda através do número de telefone 135. A pessoa dará entrada e só vai à agência do INSS, caso haja uma necessidade.
Os serviços que já estão à disposição da população são: orientação, instrução e preparação de requerimentos no âmbito previdenciário fora das unidades do INSS, mediante sistemas eletrônicos específicos a serem disponibilizados. O local ainda disponibiliza emissão de extratos e comprovantes previdenciários aos segurados.
Por ASCOM – PMC.