Candeias: médico explica como serão as cirurgias oftalmológicas do mutirão
Na manhã da última sexta-feira (31/03), em entrevista à Rádio Baiana FM, o médico oftalmologista, Cristiano Andrade, falou sobre o as patologias e as cirurgias que serão realizadas no Mutirão Municipal de Cirurgias Eletivas na cidade realizada pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU. Andrade conversou com o apresentador Carlos Alberto de Oliveira e ressaltou que o mutirão trará o que há de melhor e mais moderno no mundo em termos de tecnologia oftalmológica. Na oportunidade, o médico tirou ainda diversas dúvidas dos ouvintes. Acompanhe a entrevista:RB – Doutor, nos explique o que é pterígio?
CA – O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”.RB – E a catarata, capsulotomia YAG laser?
CA- A catarata é o envelhecimento de um órgão interno, chamado de cristalino e que se não for tratada pode levar a cegueira. A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.RB – O pterígio ou a catarata pode acontecer somente em pessoas idosas?
CA – O pterígio pode acontecer em qualquer idade, é comum acontecer no começo da vida adulta. Já com a catarata, é relativo, existem vários tipos, porém, a mais comum é a senil, que acontece em pessoas a partir de 55 anos de idade. Mas existe sim a catarata juvenil e congênita que são crianças que já nasceram com catarata.RB – Quais os tipos e catarata?
CA – As cataratas são dos tipos infantil, juvenil, congênita e senil.RB – O que fazer para prevenir essas doenças?
CA – O pterígio eminentemente é causado pela exposição aos raios ultras violetas, então é muito bom que se use óculos escuros pra prevenir. A catarata não tem prevenção, é uma doença que vai vir com a idade.RB – Qual é a mais complicada dessas doenças e qual delas se complica com a diabetes?
CA – A mais complicada é a catarata, pois é uma doença que pode levar a cegueira e a cirurgia é bastante complexa, apesar de ser completamente segura, ela exige um grau de complexidade, equipamentos e médicos treinados. A nossa equipe é extremamente qualificada, e estamos levando para o município de Candeias o que há de mais moderno no mundo em termo de tecnologia. Com relação a diabetes, a catarata é mais precoce nos pacientes com diabetes não controlada.RB – Existe alguma recomendação ou preparativo para o paciente que vai realizar essas cirurgias?
CA – Sim, porém essa preparação é toda feita por nós. É preciso dilatar a pupila, fazer avaliação, exames e medir a glicemia. Tudo isso é feito no dia da cirurgia. Apenas orientamos que o paciente faça uma alimentação leve.RB – É mais delicado ou arriscado realizar essas cirurgias na fase adulta?
CA – Não, é mais delicado em crianças ou idosos com comorbidade.RB – Com quanto tempo depois de operada, a pessoa pode se sentir curada?
CA – Isso é muito relativo, depende da dureza da catarata e quanto demorou para procurar um médico, mas geralmente em 30 dias a pessoa pode se sentir curada da doença.Por ASCOM – PMC.