Prefeitura realiza triagem para mutirão de oftalmologia.

 

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, estará realizando de 03 a 06 de abril, a triagem para o mutirão de cirurgias oftalmológicas. A expectativa é que os procedimentos sejam realizados de forma célere, com previsão de agendamento para as cirurgias entre 05 e 07 de abril.

“Temos a proposta de zerar a fila que está reprimida para os procedimentos de  catarata, pterígio e outros em nosso município e esse mutirão tem justamente essa proposta, que é alcançar os candeenses, proporcionando qualidade de vida com agilidade”, destacou o Secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira.

Os pacientes com indicação para cirurgias de catarata, pterígio ou YAG Laser serão atendidos na Unidade Básica de Saúde do Ouro Negro para consultas, exames, orientações e agendamentos dos procedimentos. De acordo com a Sesau, são esperados mais de 2.000 pacientes para realizar a triagem e agendar a cirurgia.

Conforme explicou o técnico de exames, Rafael Souza, é de suma importância a triagem para a realização das cirurgias. “É importante que o paciente passe pela triagem para a gente ter controle sobre o procedimento e se existe necessidade de cirurgia. Após isso, os pacientes passam pelos médicos na própria UBS para verificar  as circunstâncias oculares e se estão aptos para realizar a cirurgia”, explicou.

O paciente Washington de Jesus, de 75 anos, saiu da triagem com seu procedimento marcado. “Aproveitei o mutirão para agendar a troca da minha lente, que é importante fazer todo ano e esse mutirão ajuda a população porque são procedimentos caros e muitas vezes esperamos muito tempo para realizar. Além disso, admirei a maneira que a equipe trabalha, ajudando e nos tratando bem”, avaliou ele.

Já João Oliveira, ressaltou a importância do projeto e a rapidez no agendamento da cirurgia. “Eu acho um projeto ótimo, e de grande importância, tem meses que tento fazer a cirurgia de catarata e não consigo, aproveitei a oportunidade e já estou com data marcada”, disse.

A Secretaria ressalta que os pacientes que não conseguiram realizar o agendamento  nas Unidades Básicas, podem se dirigir até a UBS do Ouro Negro nos dias 05 e 06 de abril para fazer o cadastro, realizar a triagem e se necessário já sair com a cirurgia agendada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *