Jornalista dos EUA preso na Rússia é acusado formalmente de espionagem
jornalista dos Estados Unidos Evan Gershkovich, preso na Rússia na semana passada, foi formalmente acusado de espionagem nesta sexta-feira (7), afirmou a agência de notícias russa Interfax.
A defesa de Gershkovich, que é correspondente “The Wall Street Journal” (WSJ) na Rússia, negou a acusação, assim como o jornal. Em audiência nesta sexta, Gershkovich também alegou ser inocente.
De acordo com a Interfax, investigadores russos apresentaram à Justiça a acusação formal contra o repórter.
Gershkovich foi detito em 30 de março por agentes do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), o sucessor da KGB da era soviética, na cidade de Ecaterimburgo, no centro-oeste do país
foi levado então a Moscou, onde uma Corte determinou sua prisão preventiva e abriu um processo contra o norte-americano. O FSB o acusa de coletar informações que são segredo de Estado sobre o complexo industrial militar russo.
O WSJ negou que Gershkovich estivesse espionando e exigiu a libertação imediata de seu “repórter de confiança e dedicado”. O jornal disse que a prisão inaugura uma nova era de terror diplomático na Rússia.
Os Estados Unidos instaram a Rússia a libertar Gershkovich e classificaram as alegações russas de espionagem como ridículas
Fonte:g1