Especial: Biblioteca Profª Dalila Batista reacende desejo de crianças e jovens pela leitura*
Em dois anos de inauguração, a Biblioteca Pública Profª Dalila Batista já atraiu crianças, jovens e adultos para visitação e leitura do seu acervo de livros. A abertura do equipamento pela Prefeitura de Candeias é lembrada também no Dia Nacional da Biblioteca, comemorado neste 09 de abril. Com um grande espaço para interação e pesquisas, vários eventos e encontros promoveram aprendizado e cultura à população. Relembre as maiores ações promovidas no espaço:
No Projeto “A Escola vai à Biblioteca”, os alunos do Colégio Papa Paulo VI e São João Batista foram à Biblioteca Municipal. A iniciativa teve o propósito de ampliar os espaços de aprendizagens, melhoria do desenvolvimento da leitura e tantos outros benefícios que o contato com os livros pode oferecer. A Exposição ” Era uma vez” aconteceu em abril de 2022, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro. Na exposição também foram realizadas oficinas de origami e marcadores de páginas, além de confecção de jogos educativos.
Já o encontro de gamers do jogo League of Legends trouxe os jovens do grupo Wog Candeias, na Ilha Digital da biblioteca. Na época, os jovens cumpriram todas as recomendações da coordenação local para proteção contra o coronavírus. Além do oferecimento de cursos digitais por meio da ONG internacional Recode; reuniões; celebrações do Novembro Negro; encontro com empreendedores; capacitação de motoristas do transporte municipal; atividades do Dia Municipal de conscientização do Autismo.
Para a bibliotecária Márcia Rodrigues, com a reforma e ampliação, o município e a região ganharam muito. “A biblioteca era um equipamento público esquecido a décadas na gestão municipal. Além do prédio com uma mega infraestrutura física, os visitantes e usuários podem usufruir também do memorial permanente da história de Candeias, do acervo com mais de 3 mil títulos de livre acesso e empréstimo, da sala de estudo em grupo, dos espaços de leitura. A biblioteca ainda realiza exposições, biblioterapia, cursos de tecnologia e programação especial para as visitas das escolas da rede pública e privada, mediante prévio agendamento”, completou.
*Estrutura*
Construída com o objetivo de proporcionar um espaço de pesquisa, estudo e interatividade confortável e tecnológico para as crianças, jovens, adultos, idosos e todas as famílias do município e cidades adjacentes, o espaço conta com acervo; salas de estudo digital e ilha digital, que dispõem de mais de 30 computadores e equipamentos para as pesquisas, cursos, oficinas e atividades digitais.
Além do Memorial, onde ficam as fontes de informação que registram e contam a história da cidade, tem o Mundo da Imaginação, que é a sala especial para o desenvolvimento lúdico e interativo das crianças, com a disponibilidade de livros, brinquedos e jogos educativos, além do jardim e área aberta para brincadeiras. A biblioteca ainda conta com um amplo auditório, espaço de convivência (Café) para os momentos de descontração dos visitantes e áreas externas que serão voltadas para a programação cultural.
A instalação conta também com sistema contra incêndios; acessibilidade; elevador com algarismos em braile e o piso tátil que foram colocados para auxiliar na locomoção e autonomia das pessoas com deficiência visual.
Por ASCOM – PMC.