Furtos e roubos de veículos aumentam em todo Brasil: em 2022, criminosos levaram 41 por hora

Em todo o Brasil, os furtos e roubos de veículos aumentaram no ano passado em comparação a 2021.

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quase 1.000 carros foram roubados ou furtados por dia no país em 2022, um aumento de quase 12% em relação à 2021. É como se, a cada hora, os criminosos levassem 41 veículos.

O número de furtos é maior do que o de roubos. No ano passado, quase 220 mil veículos foram furtados no país – 18% a mais do que em 2021. Já os roubos aumentaram 3,5% no mesmo período.

“O primeiro uso que os criminosos fazem é o desmanche, desmanchar o veículo para pegar as peças. Em alguns estados, existe legislação específica contra o desmanche, como em São Paulo, mas há estados onde essa legislação não acontece e acaba facilitando vida dos criminosos”, ressalta Rafael Alcadipani, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Na manhã desta segunda-feira (24), em Contagem, na Graça BH, uma câmera de segurança flagrou um carro sendo roubado. A vitima contou à polícia que chegou tinha acabado de chegar em casa quando foi rendida por dois assaltantes. Um deles estava armado e os ladrões fugiram levando o veículo e celulares. A polícia encontrou o carro abandonado.

Nesta terça pela manhã, em Belo Horizonte, durante um patrulhamento, policiais viram um carro que havia sido roubado horas antes, de um motorista de aplicativo, passando em alto velocidade. Na perseguição, o veículo bateu no canteiro central de uma avenida e os dois criminosos, de 20 e 22 anos, foram presos. Com eles, a PM apreendeu duas armas falsas.

Uma mulher que conversou com o Jornal Hoje e não quis se identificar também foi mais uma vitima. No fim de semana, em Minas, ela parou o carro na porta da casa de uma cliente para entregar uma encomenda quando teve o carro levado após ser abordada pelos criminosos. O carro foi localizado por causa do rastreador do celular roubado, mas o que estava dentro dele, o ladrão levou.

“Ele me ameaçou demais da conta: ‘me dá a chave se não vou atirar em você. Você não tem medo de morrer?’ Vou te matar´. É transtorno em cima do transtorno, limparam o carro. Meu prejuízo é de cerca de R$ 20 mil e meu sentimento é de revolta, impunidade”, lamenta

Fonte:g1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *