projeto Ilhas inova para aumentar a produtividade de seus alunos
O professor Henrique Moitinho, fundador do projeto socioambiental ILHAS, segue atuante nas comunidades de Lauro de Freitas, realizando políticas públicas concretas pela causa ambiental, social e políticas educacionais. Neste mês de maio lançou o curso de Agente de Portaria Conceito Cidades e Condomínios Inteligentes.
Pioneiro no Brasil na coleta de lixo eletrônico em consonância com Tecnologia Social, inovou em 2006 com o laboratório móvel que viabilizou cursos e palestras gratuitas para mais de 4.000 jovens e adultos na região metropolitana de Salvador e nos estados do sul do Brasil, Santa Catarina e Rio Grande de Sul.
Empenhado em solucionar a questão da empregabilidade e produtividade dos seus alunos de Lauro de Freitas, em 2021 iniciou um movimento libertário na cidade, conseguindo organizar núcleos com lideranças formadas por jovens que buscam o sucesso através da qualificação e o empreendedorismo, ao invés de estarem reféns de projetos que adotam o sistema de economia planificada, com assistencialismo social.
Os jovens do projeto Ilhas são preparados para andarem com as próprias pernas, empreenderem e com os recursos recebidos através da sua produtividade investem nos seus estudos, buscando independência ao invés de ficarem contando com cotas para ingresso a instituições de ensino e assistencialismo para pagarem suas contas.
*Na foto o professor Moitinho com Márcio Costa, apoiador do projeto Ilhas, no Ecoponto Ilhas instalado no escritório da SALVA em Vilas do Atlântico.*