São João de Candeias incrementa faturamento do comércio, gera milhares de empregos temporários com transparência nos investimentos

 

A antecipação da divulgação da grade de atrações para os quatro dias de festejos juninos de Candeias, foi um planejamento da prefeitura iniciado em Janeiro, que levou a gestão a organizar o São João com 5 meses de antecedência. A primeira supresa foi a divulgação da grade do São João em plena festa de Carnaval, o que demonstrou a grandiosidade da festa que é o maior evento turístico da cidade, que vem impulsionado a cidade e sua economia.

O São Joao de Candeias tem gerando um visível incremento no faturamento e na geração de renda do comércio local em mais de 50%, além do aumento dos postos de trabalho que segundo dados da Secretaria de Emprego e Renda podem chegar a 3.000 postos de trabalhos temporários.

Os artistas nacionais e municipais já contratados com antecedência tem trazido para Candeias um cenário nunca antes visto: ocupação hoteleira acima de 90% e o grande número de procura por casas de aluguel nas redes sociais. A expectativa do comércio de Candeias de vendas de São João, já foi superada nesta sexta feira (17) segundo dados de comerciantes locais.

A cidade de Candeias também foi a primeira da região metropolitana de Salvador (RMS) a decorar a cidade, ainda no mês de maio. “Somos a cidade mais procurada da RMS, pela grade de atrações, pela proximidade da capital Salvador, pela segurança, estrutura e organização. Esses investimentos trazem um retorno positivo, na geração de emprego e renda, na imagem da cidade e na diversão para nossa gente. Além de diversas obras, ações, nosso povo merece e precisa de diversão e lazer” afirmou o prefeito Dr Pitágoras.

O São João de Candeias, se prepara para receber cerca de 35 mil pessoas por dia. “A economia está aquecida e já recebemos esse retorno da CDL. Todas as lojas da cidade ampliaram o número de contratação. A Central de Abastecimento tem recebido um movimento maior dos que nos últimos anos. Temos empresas trabalhando todos os dias. Somente na festa com ambulantes, barraqueiros, garçons, seguranças, a classe que faz o transporte, teremos mais de 2.500 postos de trabalhos formais e informais” afirmou o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Filipe Magno.

Segundo a secretaria a expectativa é de um acréscimo de 40% na contratação de mão de obra temporária, assim como um incremento de 50% no faturamento nessa época. Outro ponto de incentivo ao comércio é a antecipação do Salário do mês de junho para o dia 20 de Junho, anunciado pelo prefeito.

Transparência

Os investimentos para a realização do São João de Candeias, respeita todo o limite de gastos definidos no orçamento municipal para cultura, votado e aprovado pela Câmara de Vereadores de Candeias.

A Prefeitura também foi premiada pelo Ministério Público da Bahia e Tribunal de Contas dos Municípios pela divulgação antecipada dos investimentos na festa do São João, publicizando todos os valores dos contratos realizados entre a Administração Municipal e os artistas no Diário Oficial do Município e no Painel Junino do MP.

Um dos pontos destacados no Painel Junino do MP, comprovam que a gestão de Candeias realizou as contratações obedecendo os mesmos preços praticados pelos artistas em outros municípios baianos e brasileiros no mesmo períodos. Alguns artistas como Wesley Safadão estão cobrando o mesmo cachê do ano anterior nas prefeituras em que irá se apresentar na Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *