Fogo Simbólico do Bicentenário da Independência da Bahia tem passagem emocionante em Candeias*
A passagem do Fogo Simbólico em Candeias na manhã deste sábado (1/7), teve a emoção da população presente que aguardava o momento junto aos estudantes, profissionais e autoridades que se reuniram para o feito histórico dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.
Quatro fanfarras municipais, Banced, 14 de Agosto, Bampoc e Bamad tocaram os hinos de Candeias e da Bahia aos sons de tambores, saltérios e saxofones até a chegada da tocha trazida de São Francisco do Conde e entregue ao atleta candeense Samuel Conceição dos Santos, o Trem de Ferro, que há anos conduz a tocha acesa ao município. Regada a uma alvorada de fogos, a recepção do fogo pelo prefeito Pitágoras Ibiapina trouxe o sentimento de pertencimento a todos os presentes.
Ao som do Hino Nacional, o prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Valdir Cruz e o subcomandante da 10a CIPM da Polícia Militar, Capitão Neres, hastearam as bandeiras do Brasil, de Candeias, e da Bahia, respectivamente. O estudante Lucas Daniel, de 10 anos, que toca trompete em uma das fanfarras, contou o sentimento de participar. “É bom estar aqui porque eu gosto dessa história”, expressou ele.
Pitágoras ressaltou o significado da Data Magna. “Gostaria de agradecer a Deus, aos nossos vereadores, secretários, e amigos presentes nesse dia tão importante para nós. Conquistamos com muita dor essa liberdade. Nós estávamos perdendo nossa guerra, estávamos com nossas energias baixas, e, por um erro, o capitão da tropa inimiga tocou o avançar em um errado momento que avançamos e ganhamos nossa guerra. Por isso eu ressalto a importância de estarmos unidos. Vamos agora para Passagem dos Teixeiras, que é um dos principais lugares do município, onde representa a conquista da nossa liberdade. Viva a Candeias, viva à São Francisco do Conde, viva à Bahia, e a nossa independência”, proclamou o gestor.
O professor e historiador Jair Cardoso contou a emoção de estar comemorando os 200 anos de liberdade. “A importância de Candeias para a independência é completa, junto às cidades que participaram da guerra para a conquista […]. Esses atletas percorrendo os caminhos da liberdade até a nossa independência é de total significância. Cachoeira, Santo Amaro, Saubara, São Francisco do Conde, Candeias, todo povo dessas cidades não se renderam às tropas portuguesas. O dono do Engenho de Caboto foi um deputado eleito pelos baianos que também defendeu a nossa liberdade […]. Então, essas batalhas foram fundamentais até a conquista da independência. Não esquecendo a fundamental participação das mulheres, representando elas, Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria”, finalizou Cardoso.
*Troca de presentes e convidados*
O presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Conde, o vereador Pantera, representou o prefeito, Antônio Calmon, e disse estar agraciado em participar do Bicentenário. Além de amigos e convidados de São Francisco, as vereadoras Daoana e Lorena de Reizinho, na troca de presentes entre os municípios, receberam lembranças que remetem à história de Candeias. “Nós presenteamos as nossas amigas com o livro do nosso historiador Jair Cardoso, outros dois livros dos nossos estudantes, e também com a foto emblemática do presidente Getúlio Vargas , com as mãos sujas de petróleo, na descoberta do primeiro poço comercial de petróleo do Brasil”, contou Pitágoras.
A polícia militar da 10a CIPM se fez presente na cerimônia, junto a convidados, vereadores e secretários municipais. Os vereadores Gil Soares, Ró Salomão, Kal de Bené, irmão Valdir, Val Enfermeiro, Ivan do Prateado, Diego Maia, Robinho, e Jorge da JM. Também a vice-prefeita, Marivalda da Silva, e os secretários Washington Campos (Governo), Eriton Ramos (Gestão), Filipe Magno (Emprego e Renda), Cássio Vinícius (Educação), Rivas Tertuliano (Esportes), Ana Paula Soares (Indústria e Comércio) Marcelo Cerqueira (Saúde), Rosevaldo Adorno (Infraestrutura e Obras), Professor Val (Cultura e Turismo), Emerson Nino (Trânsito e Transportes) também compareceram ao ato solene.
A comitiva se dirigiu ao município de Simões Filho para a entrega da tocha. No caminho haverá uma parada no distrito de Candeias, Passagem dos Teixeiras, um dos caminhos das lutas, onde será instalado, pela Prefeitura de Candeias, um totem que contará a história da conquista da Independência do Brasil na Bahia. As comemorações do Bicentenário da Independência vão continuar com diversas atividades nos dias 03 e 04 de julho, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes.
Por ASCOM – PMC.