Candeias: Alunos da Escola São João Batista participam do projeto “A Escola vai à Biblioteca”
O dia de conhecimento hoje, 25, foi diferente para os alunos do 2.º ao 5.º ano da Escola Municipal São João Batista. Através do projeto “A Escola Vai à Biblioteca”, os estudantes foram à Biblioteca Dalila Baptista conhecer o memorial que conta sobre o surgimento da cidade, como a história do Petróleo, emancipação política e pontos históricos do município.
A ida dos estudantes ao espaço visa estimular o hábito da leitura por prazer, além de possibilitar o acesso aos bens culturais, conhecer uma biblioteca, ampliar o repertório cultural, melhoria do desenvolvimento da leitura, ampliação do vocabulário, respeitar regras de uso do espaço, estimular a imaginação e a criatividade.
Durante a visita, os alunos ficaram encantados com a história do município. “Que interessante, eu já conheci de perto essa arte”, disse o aluno Mauricio Silva, ao ver a exposição das ruínas da Igreja N.S da Encarnação, em Passé.
Com o mundo digital, as crianças se afastaram da biblioteca, por isso, o projeto busca explicar o que é esse espaço e como funciona. Além disso, durante a visita, os alunos têm a oportunidade de conhecer os livros escritos por autores candeeses, o Mundo da Imaginação, que é a sala especial para o desenvolvimento lúdico e interativo das crianças, a disponibilidade de livros, brinquedos e jogos educativos, além do jardim e área aberta para brincadeiras.
Estrutura
Construída visando proporcionar um espaço de pesquisa, estudo e interatividade confortável e tecnológico para as crianças, jovens, adultos, idosos e todas as famílias do município e cidades adjacentes, o espaço conta com acervo; salas de estudo digitais e ilha digital, que dispõem de mais de 30 computadores e equipamentos para as pesquisas, cursos, oficinas e atividades digitais.
Além do Memorial, onde ficam as fontes de informação que registram e contam a história da cidade, A biblioteca ainda conta com um amplo auditório, espaço de convivência (Café) para os momentos de descontração dos visitantes e áreas externas que serão voltadas para a programação cultural.
A instalação conta também com sistema contra incêndios; acessibilidade; elevador com algarismos em braile e o piso tátil colocados para auxiliar na locomoção e autonomia das pessoas com deficiência visual.