Candeias: Evento literário Colóquio Flica é sucesso no Município

 

Realizado na última sexta-feira, 28, na Biblioteca Municipal Dalila Baptista, o Colóquio Flica foi um sucesso. Visando promover o diálogo acerca da literatura brasileira e internacional, o evento literário contou com a participação de autoridades, civis e artistas candeenses. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Candeias e a CALI – Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia (FHB) e demais apoiadores.

“O Colóquio Flica que encerrou brilhantemente aqui em Candeias, foram atividades de extensão que levamos a partir de Cachoeira para outros Municípios, levando esse momento de arte, educação, literatura e cultura para que vivessem essa experiência”, disse a Coordenadora Executiva da Flica, Vanessa Dantas.

Antes de iniciar os seminários, os convidados foram recepcionados pelos cantores locais Crislane Leal e Sergio Pita. Com o auditório lotado, o Professor e Historiador Candeense, Jair Cardoso, iniciou o evento com um bate-papo com o tema “Os Heróis Anônimos das Guerras de Independência do Brasil na Bahia: Quem seriam eles?”

Em seguida, a plateia ficou encantada com os poemas recitados por Rosana Reis, Mara Santos e Alisson Moreira, estudante da Escola Municipal 14 de agosto, que faz parte do projeto jovens, escritores e poetas.

Após isso, o debate literário ficou por conta dos cineastas Reifra Pimenta e Marvin Pereira, com mediação de Matheus Araujo. Na palestra, os cineastas abordaram a temática “Produção Cultural e Audiovisual na Bahia”. No bate-papo foi discutida a descentralização da produção cultural, as dificuldades enfrentadas e um pouco sobre suas experiências no cinema, projetos, histórias de vida e trajetórias.

No decorrer da festa literária, os convidados tiveram ainda a oportunidade de conhecer o circuito das artes, uma exposição artesanal de artistas locais, a exemplo das telas do Pintor Nadinho (in memorian), Nice Bonecas Africanas, dos livros, jovens, escritores e poetas e os 80 anos da indústria do Petróleo no Brasil.

 

O grande evento foi finalizado com as apresentações de Lu Santana, Samba do Quilombo de Passé e a Capoeira Besouro Mangangá de Menino Jesus.

O evento contou com a presença de Vanessa Dantas (Coordenadora Executiva da Flica e Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB), Jomar Lima (Diretor da FLICA), Cassio Vinicius (Secretário de Educação), Eriton Ramos (Secretário de Gestão Pública) e Marivalda da Silva (Vice-Prefeita).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *