Incêndio atinge Prefeitura de Salvador e Elevador Lacerda é fechado
Prefeitura de Salvador foi atingida por um incêndio por volta de 10h30 desta segunda-feira (6). A sede, no Palácio Thomé de Souza, foi evacuada por motivos de segurança, assim como a região da Praça Municipal. Não houve feridos. O Elevador Lacerda foi fechado por causa da situação.
Segundo a prefeitura o incêndio ocorreu na subestação de energia. Todo o Palácio Thomé de Souza foi evacuado. No local, o g1 conseguiu confirmar que a área mais atingida pelo fogo foi o prédio do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, que é um anexo na sede.
Uma equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e técnicos da Coelba analisaram esta área, que tem vista para o frontispício. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido na prefeitura e em prédios do poder público, além dos ascensores – como o Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves.
Em nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que equipes da distribuidora estiveram no local para fazer ações preventivas. Ainda não há detalhes se o Elevador Lacerda foi fechado por causa da falta de energia.
Manobras remotas na rede elétrica foram realizadas para normalizar o fornecimento de energia dos consumidores afetados e, por volta das 12h15, parte da distribuição já havia sido retomada. O gerente de operações da Coelba, Tales Itaboraí, deu detalhes ao g1 sobre a subestação.
“Basicamente, ela atende a região do comércio e do Pelourinho, então a maior parcela dos clientes está sendo atendida através de outras subestações. Através dos nossos equipamentos telecomandados, a gente já fez a distribuição para outras subestações. No caso dos consumidores que estão ainda sem energia, a gente precisa concluir o trabalho, para avaliar e retomar”.
“A gente ainda precisa investigar o que realmente aconteceu, mas estamos falando de equipamentos que estão lá embaixo, que são vários equipamentos e foram afetados pelo incêndio”.
Um vídeo gravado no local mostra uma fumaça escura e densa no prédio. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que não foi chamado para a situação, que “provavelmente foi atendida pela brigada da prefeitura”. No entanto, equipes estiveram no local para prestar atendimento.
Fonte:g1