Em entrevista, secretário de saúde Marcelo Cerqueira alerta sobre a prevenção do câncer de próstata

 

Em entrevista exclusiva para a rádio Baiana FM (89,3), na manhã desta segunda-feira (13), o secretário de Saúde de Candeias, Marcelo Cerqueira, falou das ações de cuidado com a saúde do homem, na campanha do novembro azul e do mutirão do cadastro para cirurgias gerais e oftalmológicas.

De acordo com Marcelo, o mutirão acontece amanhã (14/11), na UBS do Ouro Negro, onde serão realizados cadastros para cirurgias eletivas. Os procedimentos serão: hérnias, histerectomia (retirada do útero), colecistectomia videolaparoscópica (pedra na vesícula), laqueadura tubária, vasectomia, catarata, pterígio (carne no olho), capsulotomia, Yag Laser (limpeza de lente para os que já fizeram cirurgia de catarata), entre outras.

Marcelo ressaltou que o público prioritário do mutirão de Oftalmologia são os idosos e pacientes diabéticos, devido aos tipos de cirurgias que serão realizadas na ação. “Vamos agilizar a vida do paciente, que vai passar por consulta oftalmológica , exames oftalmológicos, exames do pré-operatório, consulta com cirurgião geral e sair com tudo pronto pra marcar a cirurgia”.

Na oportunidade, o secretário da pasta destacou as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e a programação preparada durante o mês. “Tivemos a preocupação em realizar um mês todo dedicado a saúde do homem, chamar a atenção para a problemática do câncer e também da saúde em geral, é necessário que os homens deixem o preconceito de lado, existe ainda esse tabu a ser quebrado, o exame de toque retal é um procedimento médico feito por um especialista, não tem nada a ver com sexualidade, e 90% dos casos de câncer diagnosticado precocemente tem cura”, comentou.

Ao ser questionado pelo apresentador Moisés Azevedo acerca da grande procura para marcar consultas e exames e que muitas vezes não encontram vaga, Marcelo informou que o município aumentou a quantidade de consultas e exames, no entanto, tem sofrido por conta da alta demanda. “A Prefeitura aumentou a oferta de consultas, exames, já temos credenciamento em rede privada, mas a demanda é muito grande, fazemos mais de 5 mil agendamento por mês, principalmente depois da pandemia; veja que antes precisávamos encaminhar paciente para Salvador para realizar exames, a exemplo do mapa e holter, e hoje já oferecemos esses procedimentos aqui na cidade”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *