Candeias: Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia candeenses que se destacam na luta antirracista
Homenageando pessoas e instituições que se destacaram por suas atuações no enfrentamento ao racismo no município, a Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta sexta-feira (24), a premiação Zumbi dos Palmares. A homenagem integra a programação da semana da cultura negra 2023.
Foram homenageadas 35 personalidades negras e instituições que se dedicam à luta por justiça, combate ao racismo e à intolerância religiosa. “A proposta da gestão municipal foi fazer a homenagem a essas personalidades que na sua área de atuação tem uma relevância muito grande, nos projetos e atitudes da luta antirracista. Fazer resistência, fazer lutas, combater o preconceito, criar projetos sociais, implementar em Escolas, comunidades e igrejas é necessário na sociedade em que vivemos”, disse o secretário da pasta, Professor Val.
Uma das condecoradas da noite, a ativista Mara Santos, ressaltou que a luta do povo preto deve ser lembrada durante todo o ano, não apenas em um mês específico. “A luta antirracista não é um caminho fácil, reafirmando que não basta não ser racista, devemos ser antirracistas, tendo um trabalho diário de combate ao preconceito, infelizmente todos nós somos racistas, reproduzimos o racismo, e esse momento aqui é importante para todos nós, e devemos combater a discriminação durante o ano inteiro”.
A homenagem tem como objetivo dar visibilidade à trajetória, vida e atuação cotidiana dos homenageados no enfrentamento às discriminações raciais. Receberam a honraria professores (as), profissionais da saúde, servidores municipais, artistas, esportistas, representantes da religião de matriz africana, empreendedoras e ativistas.
Além dos citados, ainda participaram a Chefe de Gabinete e primeira dama do município, Soraia Cabral, e o secretário de Gestão Pública e Serviços Públicos, Eriton Ramos.
Homenageados
Rogéria Guedes; Rafael dos Anjos; Mara Santos; Camila Brito; João Gualberto; Vagner Souza; Juciara Bispo; Antônio Raimundo; Mônica dos Santos; Cristina Souza; Marialva Gualberto; Arlete Brandão; Marise Silva; Josenildes dos Santos; Leninha do Samba; Vanda Cruz; Ionice de Jesus; Sônia Maria; Maria Cristina; Rita de Cássia; Mailon Cawan; Maria Sueli; Maria Clara Celestino; Reisânia Amaral; Rosimeire Maria; Manoel Amorim; Manoela Ferreira; Negra Rios; Ananda Athila; Alisson Suan; Bruno Correia; Taiara Amaral; Neide Santos; Gleice Alves; Rosa do Pérola Negra.
Zumbi dos Palmares
Foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica. Zumbi lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil.
O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, recorda o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, 20 de novembro de 1695.