Novo posto eleitoral na Estação Pituaçu será focado em eleitores sem cadastramento biométrico
serviços da Justiça Eleitoral agora estão disponíveis para a população na Estação Pituaçu do metrô, em Salvador. Na manhã desta terça-feira (16), um posto de atendimento provisório foi inaugurado com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Roberto Maynard Frank. O posto terá 10 baias de atendimento e vai ficar instalado no espaço até o dia 8 de maio, data que encerra o prazo para regularização eleitoral.
A estação tem fluxo diário de aproximadamente 200 mil pessoas e passageiros, segundo informou a CCR, concessionária responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O posto provisório do TRE vai funcionar das 8h às 17h, por ordem de chegada, e tem capacidade de realizar 160 serviços diariamente. A ação tem como alvo central os eleitores sem cadastramento biométrico e jovens eleitores.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a abertura do posto é um incentivo para que toda a população regularize suas pendências eleitorais e possa exercer o direito ao voto nas próximas eleições. “Este equipamento vai atender aquelas pessoas que precisam tirar o título pela primeira vez, para quem precisa quitar sua situação de débito com o TRE, ou os que necessitam de outros serviços com burocracia reduzida. Estimulamos também que o posto seja usado por estudantes, para tanto serão desenvolvidas ações educacionais nas escolas”, disse.
A inauguração ocorre em um momento em que a capital baiana possui mais de 130 mil eleitores que ainda não realizaram a coleta da biometria.
Fonte: BAHIA NOTÍCIA