Polícia continua investigando a morte de homem após confusão em terminal de ônibus em Pernabuês

 

2ª Delegacia de Homicídios de Salvador investiga a morte de Edmar Santos Costa, de 38 anos, que se envolveu em uma briga no Acesso Norte do Terminal de Ônibus, no bairro de Pernambués, na capital baiana, e morreu após intervenção dos agentes de segurança do metrô. O caso aconteceu na manhã do dia 6 de janeiro, mas só veio à tona na última sexta-feira (19).

Além do inquérito da Polícia Civil, a CCR, concessionária do Metrô Bahia, instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos. Os agentes envolvidos no caso foram afastados até a conclusão das investigações.

Edmar era porteiro e estava justamente indo para o trabalho quando tudo aconteceu. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que ele chega no terminal às 5h58, identificado com uma camiseta laranja listrada, e pega um cooler que havia sido deixado no chão há menos de um minuto por outro passageiro.

Em seguida, Edmar é filmado tentando entrar em um ônibus quando um homem grita algo para ele e começa a agredi-lo. A confusão dura pouco mais de um minuto e o homem que deixou a caixa térmica no chão a recupera. Enquanto isso, Edmar é levado por dois agentes.

A gravação de uma outra plataforma mostra Edmar sendo jogado no chão e imobilizado pelos seguranças às 6h. Um deles chega a se ajoelhar sobre o pescoço do homem, e o outro em suas costas.

Depois de cerca de três minutos, Edmar parece não se mexer mais. Um dos homens traz uma cadeira de rodas que não chega a ser usada, mas é apenas às 6h10 que um agente aparece com uma maca e às 6h13 eles deixam o local com Edmar desacordado.

Em nota, a CCR lamentou a morte do passageiro, e revelou a existência de uma outra câmera, que registrou o momento em que Edmar chegou cambaleando no terminal. Segundo a concessionária, ele chega a cair e ser ajudado pelas pessoas circulando.

A empresa também afirmou que investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores e que os agentes acionaram a Polícia Militar e o SAMU durante a ocorrência.

Já as apurações da Polícia Civil descobriram duas porções de cocaína no bolso da roupa de Edmar. A corporação também informou que diligências investigativas estão sendo realizadas e que laudos periciais vão complementar as investigações. A CNN entrou em contato com o SAMU para acessar o laudo inicial, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

A família da vítima só soube que algo estava acontecendo quando os patrões de Edmar informaram que ele não havia chegado ao trabalho naquele dia, ainda no período da manhã. Preocupados, os familiares espalharam cartazes e a buscaram em hospitais, mas foi por volta das 19h que conseguiram identificar o corpo no Instituto Médico Legal.
Segundo Pedro Fernandes, o advogado contratado pela família, foi informado ainda no IML que Edmar havia sofrido um mal súbito, e que apenas dias depois descobriram sobre o acidente no terminal.

“Não temos ainda o laudo do IML, mas de acordo com um ofício do Samu enviado para a delegada responsável pelo caso no dia 11 do de Janeiro, a causa da morte provavelmente foi parada cardiorrespiratória”, contou o advogado à CNN.

O pai da vítima também se pronunciou através dos advogados, e se lembrou do filho como um homem trabalhador. “Ele era meu único filho homem e pai de família responsável, que nos ajudava. Aí meu filho sai para trabalhar e não volta. Quando eu vejo essas imagens do meu filho caído eu só quero justiça.”

Leia a nota da CCR

O Metrô Bahia lamenta o falecimento do senhor Edmar Santos Costa e expressa sua solidariedade aos seus familiares e amigos. A concessionária informa que instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos na manhã de 6 de janeiro, quando agentes de atendimento e segurança da empresa foram acionados para atuar em uma ocorrência no Terminal de Ônibus Acesso Norte.

Desde o ocorrido, a empresa colabora com as autoridades na investigação dos fatos, tendo cedido a elas a integralidade das imagens de suas câmeras internas, que comprovam os seguintes fatos:

· O passageiro ingressou no terminal cambaleando e chega a cair ao chão, sendo ajudado por outras pessoas que estavam no local.

· Instantes depois, ele se envolve em uma briga com um vendedor ambulante dentro de um ônibus, sendo também agredido por terceiros.

· Ao constatar a confusão, os agentes de atendimento e segurança se dirigem ao local e contêm o passageiro, acionando, em seguida, a Polícia Militar e o SAMU.

Os agentes que participaram do atendimento desta ocorrência foram afastados de suas funções operacionais até a conclusão das investigações. A concessionária ainda esclarece que investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade à população.
Fonte :FALA CIDADE

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