Mutirão de limpeza reúne moradores da Urbis 2 e equipes da SESP E SESAU no combate as arboviroses
O bairro da Urbis 2 recebeu nesta segunda-feira (26.fev), o mutirão de limpeza (faxinaço) no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação realizada pela Prefeitura de Candeias, por meio das Secretarias de Serviços Públicos (SESP) e Saúde (SESAU), visa diminuir a proliferação da doença no município e eliminar possíveis focos de infestação nos bairros da cidade.
Com o apoio dos moradores, que desde cedo já estavam deixando lixos, entulhos e materiais que poderiam servir de criadouro para o mosquito na porta de casa, a equipe da SESP realizou o recolhimento de lixo e entulho, serviços de capinagem nas calçadas e meios fios. Enquanto os agentes de endemias visitaram os moradores, realizando orientações, entrega de panfletos, inspeção nos imóveis, tratamento e prevenção de focos do mosquito.
A agente de endemias, Barbara, ressaltou que a ação contra a dengue ocorre incansavelmente de segunda a sexta-feira. Em suas palavras, a agente pediu a colaboração de toda a população contra o mosquito. “É necessário que a população esteja junta conosco nessa luta, estamos aqui para ajudar na saúde e bem-estar de todos, portanto, abram suas portas, nos atenda, vamos lutar contra essa doença, que pode causar morte”, afirmou.
“Esse é um trabalho que precisa de várias mãos, os agentes de endemias tem realizado um trabalho contínuo em diversos bairros da cidade, e precisamos que a população esteja junta conosco, pois sabemos que 80% dos criadouros do mosquito são dentro de casa”, disse o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira.
O secretário de Serviços Públicos, Eriton Ramos, destacou o trabalho de prevenção para combater o avanço do mosquito na cidade. “Estamos dando início ao mutirão de limpeza contra a dengue, este é um trabalho de todos, estamos unidos com a Sesau e os moradores da Urbis 2 nesta ação de prevenção e limpeza”, concluiu.
Ademais, a Secretaria de Saúde, alerta a população os perigos da automedicação, em casos de suspeita de dengue, é indicado procurar o posto médico e não utilizar os medicamentos contraindicados: aspirina, AAS, Ibuprofeno, nimesulida, Prednisona, hidrocortisona.
Dicas de prevenção
Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;
Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
Não deixe acumular água nos pratos de plantas;
Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;
Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;
Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.