Lula propõe criar uma política de IA que seja “genuinamente guarani”

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta quinta-feira (7), que gostaria que os pesquisadores e cientistas brasileiros desenvolvessem uma política de inteligência artificial “genuinamente guarani” ou “yanomami”.

A declaração foi feita durante a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Palácio do Planalto. O encontro foi fechado e o discurso de Lula foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência posteriormente. em fala ele também prometeu destinar recursos para o desenvolvimento de projetos.

“Está na hora de vocês fazerem um desafio ao presidente da República. Façam uma proposta, alguma coisa que seja factível, uma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo. Uma coisa que a gente possa dizer: ‘nós temos uma política de IA genuinamente guarani. Pode ser yanomami, mas que seja uma inteligência nossa”, disse.

Lula garantiu que, se houver bons projetos para o setor, ele vai enviar recursos para viabilizar o desenvolvimento das pesquisas.“Quando a gente tiver as propostas concretas, a Luciana [Santos, ministra de Ciência e Tecnologia] certamente dirá que não tem dinheiro. Ela vai conversar com o Haddad e ele vai dizer que temos que levar em conta o marco fiscal. Mas deixa eu falar uma coisa: não há hipótese de vocês terem um bom projeto e a gente não arranjar dinheiro. O discurso não faz o dinheiro, mas o projeto faz dinheiro”, disse.
Fonte:METRO1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *