Associação de Fibromialgia de Candeias realiza roda de conversa sobre o uso do Canabidiol
Na manhã desta quarta-feira (13) aconteceu na Biblioteca Municipal Dalila Baptista uma roda de conversa sobre o uso do canabidiol para o tratamento da fibromialgia. Participou como palestrante Rafael Gomes, presidente da AATAMED ( Associação de Apoio ao Tratamento com Canabinóides), Drª Mônica Santana (advogada da associação) e Zore ( terapeuta , psicanalista). A Associação de Pessoas com Fibromialgia, Familiares e Amigos de Candeias (ASFIFAC) tem a presidência de Elena Souza.
Cerca de oitenta pessoas comparecem ao evento, entre eles membros da associação, profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e TACS), Paulo Brito, terapeuta do CAPS, Irailsson (Relações institucionais da Secretaria de Educação), Membros do Conselho Municipal de Saúde: Patrícia, Paula, Irailsson e comunidade em geral que tomaram conhecimento do tema.
O tema foi abordado com leveza, com transparência e com participação do público com dúvidas e solução delas. O público presente saiu do espaço satisfeito e elogiando a organização da ASFIFAC.
Concluíram conscientizando o público que o uso do canabinoides só deve ser utilizado a partir da orientação de médicos neurologistas ou psiquiatras e que há tramites para se conseguir, via judicial, devido ser um medicamento caro e que ainda não é fornecido pelo SUS, importado dos Estados Unidos. Além da fibromialgia foi mencionado o uso para Parkinson, epilepsia, transtorno do espectro autista. Houve relatos de usos em pacientes e de bons resultados alcançados.
A ASFIFAC é uma associação que cuida de pessoas com fibromialgia no municipio e foi fundada em 21 de maio de 2021. Conta hoje com mais de setenta associados e mais de trinta membros em investigação do diagnóstico.
Repórter Sérgio Maurício
VEJA FOTOS DO EVENTO: