Uma coisa é certa: os ovos de Páscoa favoritos deste ano são brancos — sim, é chocolate —, inovadores e vão te marcar
10 ovos de Páscoa mais deliciosos de Salvador foram eleitos na última terça-feira (12), por nove jurados (conheça abaixo). Entre eles, estão professores e influenciadores de gastronomia, e jornalistas do CORREIO.
A disputa aconteceu entre 30 ovos, que foram escolhidos entre as principais confeitarias baianas ou com produção local. Os chocolates foram provados por paladares dos mais técnicos aos mais adocicados.
Pela mesa, o chocolate branco se destacou – foi a base de 14 concorrentes – por ser mais neutro e, por isso, realçar os trufados e recheios.
“Leva manteiga de cacau, leite e açúcar. Diferente do chocolate preto, que leva sólidos do cacau, que dão essa coloração e gosto mais expressivo”, explicou a coordenadora do curso de gastronomia da Unifacs, Luísa Talento.
As notas finais consideraram diferentes pesos para quatro critérios: sabor (peso 4), apresentação (peso 2), inovação (peso 2) e textura (peso 2). Depois de uma média ponderada das notas de cada jurado, realizamos uma média simples para chegar às notas finais.
E foi aí que o ovo branco com goiabada cascão e queijo parmesão levou a melhor. Mas não torça o nariz. “É um sabor clássico em um novo formato”, afirmou Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO e uma das juradas.
A vitória dele marcou o retorno da nossa tradicional prova de ovos, depois de uma pausa forçada pela pandemia. Quem esperava favoritismo do pistache, tendência desde o ano passado, saiba que ele passou longe dos queridinhos da mesa, decorada pela Home Center Ferreira Costa. Os itens temáticos de decoração e as louças usados na montagem são vendidos pela loja.
Os 30 ovos foram dispostos numa mesa no meio da redação – apenas com números de identificação. Após uma breve descrição, cada um dos jurados foi convidado a experimentar e dar as notas numa ficha impressa. Cada participante disponibilizou dois ovos – um ficou intacto para a avaliação da aparência/apresentação, sem qualquer marca ou símbolo que remetesse ao fabricante, e outro foi partido para as provas.
Fonte:CORREIO