Conselho de Segurança da ONU vota nova resolução de cessar-fogo na Faixa de Gaza nesta segunda-feira
Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vota, nesta segunda-feira (25), uma nova proposta de cessar-fogo entre o conflito de Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.
Desta vez, a proposta parte de 7 dos 10 membros não permanentes do Conselho, o chamado E-10: Argélia, Guiana, Malta, Moçambique, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça. A solicitação propõe um cessar-fogo durante o mês sagrado do Islã, o Ramadã, que começou no dia 10 de março e termina em 9 de abril.
O texto determina que o cessar-fogo humanitário imediato para o Ramadã leve “a um cessar-fogo permanente e sustentável”. Exige também “a libertação imediata e incondicional de todos os reféns” e sublinha a necessidade urgente de proteger os civis e de distribuir ajuda humanitária em toda a Faixa de Gaza.
Na última sexta-feira (22), os Estados Unidos apresentaram uma proposta que foi vetada pela Rússia e pela China. Apenas Rússia, China e Argélia votaram contra a proposta. No entanto, Rússia e China são um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, que têm poder de veto. Outros 11 países votaram a favor da proposta. E apenas 1, a Guiana, se absteve.
Até o momento, o Conselho de Segurança adotou apenas duas resoluções desde o dia 7 de outubro, das oito submetidas à votação, embora de caráter essencialmente humanitário.
Fonte:METRO1