Clínica Querer Bem: Referência em atendimento e conscientização do autismo em Candeias e Região Metropolitana*
Nesta terça-feira, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de combater preconceitos e promover uma sociedade mais inclusiva, reduzindo a discriminação em relação às pessoas diagnosticadas com o transtorno. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.
Desde 2020, em Candeias, a Clínica Querer Bem tem se destacado na Região Metropolitana como centro de referência no atendimento a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores de Microcefalia e pessoas com mobilidade reduzida, impossibilitadas de labor no município.
Com cerca de 300 pessoas sob seus cuidados, a clínica oferece um suporte completo por meio de uma equipe multidisciplinar. Assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropediatra, musicoterapeuta, educador físico e nutricionista colaboram de forma integrada para fornecer o apoio necessário, conforme as necessidades individuais de cada paciente.
Eliene Ribeiro, mãe do Pietro, que é acompanhado há quase 2 anos pela Querer Bem, relatou a importância do apoio e acompanhamento dos profissionais na evolução do seu filho. Eliene destaca o cuidado e o trabalho realizado com excelência pela equipe. “Gratidão se resume as minhas palavras”, concluiu.
Já Jessica Lima, mãe de Pedro Daniel, de 7 anos, contou que seu filho começou o tratamento há 4 anos. Durante esse período, ela testemunhou a evolução de Pedro, no desenvolvimento motor, sensorial e social.
Para ela, o Querer Bem é um dos projetos mais importantes do município, contando com profissionais comprometidos com o bem-estar das crianças diagnosticadas com TEA de Candeias.
Beneficio Municipal
A Prefeitura disponibiliza o Auxílio Municipal no valor de R$ 200,00 para pais e/ou responsáveis das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, assistidos pelo projeto “Querer Bem”. O benefício é repassado por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, sendo considerado o primeiro município da Bahia a instituir esse auxílio.