Prefeitura de Salvador contrata instituto denunciado por irregularidades para organizar novo concurso público
prefeitura de Salvador contratou por R$ 15,9 milhões, sem licitação, um instituto que já foi alvo de denúncias por suspeitas de irregularidades em processos seletivos realizados em pelo menos quatro estados e ficará responsável por organizar o novo concurso de servidores públicos do município, cujo edital deve ser lançado ainda em abril. Trata-se do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), fundado em 2001 e sediado no Lago Sul, zona nobre de Brasília. Em 2017, o Idecan foi alvo de denúncias de candidatos que participaram, à época, do concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, por suspeita de plagiar questões de outras seleções disponibilizadas na internet, distribuição de cartões de resposta sem identificação correta e ausências de folhas específicas para a prova de redação. As acusações levaram o Idecan a cancelar a seleção em fevereiro daquele ano.
Vida pregressa
No início de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar supostas irregularidades no concurso para professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A medida foi determinada a partir de denúncias de candidatos que sentiram prejudicados na etapa relacionada à prova de desempenho, na qual os concorrentes têm que ministrar aula avaliada pela banca examinadora. Na ocasião, a queixa foi de que o edital do certame não trazia informações sobre o tempo que cada um dispunha para montar os equipamentos e materiais didáticos antes da apresentação.
Novela repetida
Em fevereiro de 2022, o MPF expediu recomendação para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anulasse todas as provas aplicadas pelo Idecan em 11 e 12 de dezembro de 2021, referentes ao processo seletivo para professores e servidores administrativos, do qual participaram 73 mil inscritos. A ação do MPF teve como base suspeitas de formatação diferente nas respostas corretas da prova objetiva. O que poderia abrir brechas para favorecer parte dos candidatos. A mesma banca foi acusada de supostas irregularidades no concurso para a PM do Mato Grosso do Sul, realizado em março do ano passado. Na ocasião, 186 concorrentes denunciaram o Idecan por descumprimento de prazos e falhas na aplicação do psicoteste.
Parente é serpente
Em guerra declarada contra a irmã, a vereadora Marcelle Moraes (União Brasil), o ex-deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) decidiu incendiar ainda mais a relação. Recentemente, conseguiu junto ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), a concessão da Comenda Maria Quitéria, uma das mais altas honrarias da Casa, para a ex-esposa, Maria Carolina Fiuza, pré-candidata tucana a vereadora da capital. Carol dos Animais, como é conhecida nos movimentos de defesa dos direitos dos bichos, virou a aposta de Marcell para tentar impedir a vitória de Marcelle na disputa e eleger a nova afilhada.
Ação e reação
Acordos não cumpridos pelo prefeito de Candeias, Doutor Pitágoras (PP), estão por trás da grande surpresa da política baiana na sexta-feira (05), reta final da janela de mudanças partidárias: a filiação da principal líder do União Brasil na cidade, Tonha Magalhães, ao Avante, sigla que integra a base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Prefeita do município de 1997 a 2004, ex-deputada federal e quadro histórico do carlismo, ela decidiu trocar de sigla após ser preterida por Pitágoras na montagem do xadrez eleitoral em Candeias.
Falha de cálculo
Segundo apurou a Metropolítica, Pitágoras estava convicto de que o alinhamento do filho de Tonha, Júnior Magalhães, com o grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) seria suficiente para segurá-la. Quando percebeu que apostou errado, já era tarde. A expectativa agora gira em torno da postura que será adotada por Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador e integrante da tropa leal ao prefeito Bruno Reis, bem como o futuro dele no polo contrário ao PT diante da guinada da mãe.
Prato frio
Confirmado no início da noite de sexta, o ingresso da então pré-candidata do PDT à prefeitura de Lauro de Freitas, Débora Régis, no União Brasil pode custar caro aos cardeais da oposição ao governo do estado. Em conversas reservadas com a coluna, líderes do bloco têm certeza de que o troco dos pedetistas não será dado na sucessão deste ano em Salvador, mas em 2026. Sobretudo, se ACM Neto for de novamente candidato a governador. Garantem que, apesar do mal-estar causado pela rasteira em Lauro de Freitas, o episódio é a gota em um pote que ficou cheio de mágoas a partir de 2022.
Asa quebrada
Produtores rurais e empresários dos mais diferentes segmentos do agronegócio temem que o cancelamento de voos comerciais com destino ao aeroporto de Barreiras provoque queda no fluxo de participantes e, consequentemente, na movimentação de negócios projetados para a Bahia Farm Show 2024, maior feira do setor no Norte e Nordeste, que acontecerá de 11 a 15 de julho em Luis Eduardo Magalhães. Desde que a Voe Pass anunciou, em fevereiro deste ano, o encerramento definitivo das operações realizadas em parceria com a Latam em seis terminais aéreos do interior do estado – incluindo Vitória da Conquista, lençóis, Teixeira de Freitas, Guanambi e Paulo Afonso – os organizadores da exposição não sabem se as linhas para Barreiras serão retomadas até o início do evento. Sobretudo, porque uma das exigências das companhias para assumir a rota é que o governo do estado amplie a pista do aeroporto.
Fonte:METRO1