Candeias: Elena Souza, assistente social, presidente da associação de fibromialgia é pré-candidata a vereadora

 

A Assistente Social Elena Souza, filha do casal Eulina e Albecides, órfão de pai aos 4 anos de idade, esposa de Sérgio Maurício, repórter. Uma jovem senhora bastante conhecida no município pelos serviços prestados.

Estudante de escolas públicas e, graduada, como Assistente Social pela Universidade Católica do Salvador e especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública da Bahia. Resolveu por bem colocar seu nome como pré-candidata ao cargo de vereadora nas eleições municipais de 2024 porque viu a necessidade de pessoas novas ingressarem na política municipal, buscando uma total renovação e para poder contribuir com a democracia em Candeias e ter mais uma mulher representando a população no Poder Legislativo Municipal. “Sei que é desafiador colocar um nome de uma mulher, como pré-candidata, mas quero concorrer e buscar minha eleição para poder, ainda mais, desenvolver um trabalho que sonho realizar em favor das pessoas”, disse ela.

Elena é uma pessoa sem filhos (por opção de vida), ela costuma dizer que Deus colocou muitos filhos na vida dela quando dedica seu tempo, em horas vagas, no voluntariado da associação de pessoas com fibromialgia no município, a ASFIFAC.

Para ela, é possível a união de todos em busca de políticas públicas no social, na saúde, na educação e mais emprego e renda para a nossa gente. “O que precisamos é buscar de forma incansável por justiça social, garantias de direitos, contribuir para mais mão-de-obra especializada e qualificada entendendo que as modernas tecnologias existentes no mercado de trabalho, buscam pessoas com esse perfil. Sei da minha competência, como Assistente Social que sou e, por isso, estou consciente do meu trabalho a ser realizado”, explicou ela.

Por fim Elena Souza explicou também que como Assistente Social já andou de casa em casa, de unidade de saúde a unidade de saúde fazendo parte da equipe do NASF, dialogando com o povo e conhecendo de perto a realidade e, por isso, nessas conversações realizadas no seu dia-a-dia, aprendeu muitas coisas que pode ser aproveitada no desempenho de suas funções como vereadora.

Já participou de um processo político e saiu dele ansiando não participar mais de nenhum, mas em alguns meses, atrás, e com incentivo de amigos, pacientes, políticos ela começou a sonhar e pensar em ajudar Candeias na condição de vereadora.

Acompanha de perto o povo, com carinho, amor e dedicação tem uma caminhada com a população. Desde então, vem pensando em se lançar como candidata.

TRABALHOS

Como assistente social, Elena Souza, trabalhou em torno de 3 anos no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) onde esteve bem próxima da realidade dos pacientes nos postos de saúde do Malembá, Santo Antônio, Santa Clara, Urbis 2, Canta Galo, Madeira, Caboto e Caroba. Esse momento foi de muito aprendizado ao lado dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educador físico, psicólogos, nutricionistas, agentes comunitários de saúde.

Trabalhou durante mais ou menos um ano na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDAS), no auxílio aluguel período que houve a entrega das casas da VILA Benedito.

E nesses últimos quatro anos está atuando na Clínica Ver Melhor onde já contribuiu para a concessão de mais de mais ou menos dois mil óculos as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foi na clínica que surgiu a associação de pessoas com fibromialgia quando através da sua sensibilidade e do seu compromisso com o outro realizou um atendimento e a partir dele decidiu contribuir com essa população que tanto sofre e que até então eram invisíveis no municipio. Estendeu as mãos a esse povo que hoje já são mais de 80 pessoas com diagnóstico fechado de fibromialgia. Hoje eles tem reumatologista e visibilidade para a gestão municipal graças ao trabalho prestado.

Elena esclareceu a reportagem que diante de tudo que já vivenciou ela acredita estar pronta para desempenhar com sucesso e muita boa vontade o  cargo após as eleições municipais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *