Presidente do TJ-BA aponta déficit no quadro de servidores e sinaliza possibilidade de concurso em 2024

 

 

presidente do Tribunal de Justiça da Bahia e governadora em exercício, Cynthia Maria Pina Resende, sinalizou, em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (14), a possibilidade da abertura de um novo concurso para magistrados ainda em 2024. Segundo a desembargadora, um dos maiores desafios da Justiça baiana é a deficiência de recursos humanos no primeiro grau do judicário, o que tem levado a congestionamentos de processos em desterminadas varas.

“Pontualmente temos algumas varas muito congestionadas por demanda, como de Família e Fazenda Pública. Nos últimos anos, não se cuidou muito de aumentar o número dessas varas ou de prover melhores condições de trabalho. Um dos meus pontos é a priorização do 1º grau, precisa de muito de juizes, servidores e equipamentos tecnológicos”, afirmou a presidente. Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Na Justiça do 1º Grau baiana, o tempo médio que um processo leva até seu primeiro julgamento é de quase cinco anos (1.790 dias). Essa média só vem crescendo desde janeiro de 2021, quando começou a série histórica do CNJ. O tema foi assunto na edição mais recente do Jornal Metropole.

Ainda na entrevista, a desembargadora ainda pontuou que por falta de pessoal próprio, varas do TJ-BA no interior do estado funcionam mediante a cessão de servidores a partir de termos de coperação com as prefeituras municipais. Com o cenários, ela aponta que em breve pretende nomear mais servidores aprovados no último concurso realizado no final de 2023.

Cynthia Resende assumiu o governo do estado após viagem à Europa do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O vice-governador, Geraldo Junior (MDB), optou por não o substituir em decorrência da sua campanha para prefeito de Salvador. Na ordem de sucessão, o próximo a poder assumir seria o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD). Contudo, ele não poderá assumir o cargo, já que sua esposa, Denise Menezes, é pré-candidata à Prefeitura de Campo Formoso.
Fonte:METRO1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *