que já se sabe sobre acidente de helicóptero que matou presidente do Irã
O helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, o governador da província do Leste do Azerbaijão, Malek Rahmati, e o líder de oração de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem, além dos tripulantes, caiu, neste domingo (19), devido às condições climáticas. Todas as pessoas presentes na aeronave morreram com o impacto da queda.
A confirmação das mortes ocorreu nesta segunda-feira (20) após uma grande operação de busca e resgate lançada pelo Crescente Vermelho iraniano. O helicóptero só foi encontrado 12 horas após o acidente.
O que se sabe até o momento:
O helicóptero caiu em uma área remota no noroeste do Irã após enfrentar dificuldades em meio a uma forte neblina. Raisi voltava do Azerbaijão, onde havia se encontrado com o presidente do país, Ilham Aliyev. Segundo a imprensa local, Raise foi inaugurar as barragens de Qiz Qalasi e Khodaafarin, na fronteira com o país.
Diversos países ofereceram ajuda na operação de busca e resgate, incluindo a Rússia, o Azerbaijão e a Armênia. A Turquia enviou uma equipe de resgate para a região montanhosa do Irã.
O líder supremo da Revolução Islâmica do Irã, Seyyed Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe do Executivo.
Fonte:METRO1