Blitz Faça Bonito conscientiza candeenses contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma blitz educativa na Praça Dr Gualberto, marcou o evento alusivo ao 18 de maio – Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Candeias. O objetivo da campanha é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Apitos e muito barulho no centro da cidade chamaram a atenção para o assunto. A ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, faz parte da campanha nacional e incluiu o trabalho de orientação e conscientização por meio da abordagem de motoristas e pedestres, com distribuição de adesivos, panfletos e apitos do Faça Bonito.
Para o secretário, Gilvanei Pereira, a blitz é um grito de clamor à sociedade por mais zelo, cuidado e amor pela defesa dos direitos infanto-juvenil. “Este dia é uma estratégia para comunicar à sociedade que devemos cuidar das nossas crianças e adolescentes. Elas são o futuro de uma cidade melhor, de uma Candeias mais justa, longe das máculas e dos traumas da violação de seus direitos”, afirmou.
Moradores que passavam pelo local elogiaram a iniciativa. “Hoje em dia temos visto muitos casos de exploração de menores, inclusive dentro da própria casa. Por isso, acho muito importante essa ação, serve de alerta para que todos protejam os seus filhos”, disse a moradora Natalia Oliveira.
A delegada Manuela Cunha, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), orienta pais e familiares a prestarem mais atenção nas mudanças de comportamento dos seus filhos e o uso das redes sociais. “É muito importante que os pais e responsáveis saibam o que os menores fazem na internet, acompanhem seus conteúdos. Em caso de qualquer suspeita pode denunciar através dos canais da Polícia Civil, Conselho Tutelar e Disque Denuncia”, alertou.
Fique atento e, em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie nos canais de atendimento às vítimas:
Disque 100
Conselho Tutelar: 71 99682-8011
Policia Civil: 71 – 3601-8785 / 3601-8788
Fonte:VOX LIVRE